MP realiza vistoria em área do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari

MP realiza vistoria em área do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari

flaviaskb

Na última quinta-feira, 04, a Promotora Regional da Bacia dos Rios Taquari e Antas, Andrea Barros, realizou vistoria na Área de Preservação Permanente (APP) do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari (PRSMCRT), objeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado por ocasião da implantação do Programa de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari no município de Taquari.

Durante a vistoria, foi identificada a ação de pescadores não identificados que estavam acessando a área e montando acampamentos irregulares, com lonas, madeiras, fogão campeiro e churrasqueiras. Esses pescadores não são cadastrados na Colônia Z23 e, além de danificar a mata nativa, estão causando a poluição do local quando ocorrem as cheias.

A promotora Andrea Barros sugeriu a retirada dessas construções pela empresa Duratex, responsável pela manutenção da área, que pode tomar as medidas que entender cabíveis para protegê-la. Além disso, a empresa e o Município de Taquari organizarão evento para o início do ano de 2019, que contará com a participação do MPRS, para o esclarecimento do PRSMCRT, bem como desenvolvimento de educação e consciência ambiental na população em geral.

Participaram da vistoria a secretária de Meio Ambiente do município, a bióloga Marília Souza, a estagiária da Secretaria Silvana Pacheco de Bortoli, pela empresa estavam presentes a engenheira florestal Aimee Koerich, o analista de Meio Ambiente sênior, João Henrique Bautz Bispo, e o engenheiro florestal Gustavo Martins Uberti. Ainda, acompanharam a visita o presidente da Colônia de Pescadores Z32, Egídio Alberto Brandt, e o secretário da entidade, Ezequiel Brandt.