MOVE Bike Verão: Projeto do MP que estimula o uso de meios de transporte alternativos encerrou com o sorteio de uma bicicleta

MOVE Bike Verão: Projeto do MP que estimula o uso de meios de transporte alternativos encerrou com o sorteio de uma bicicleta

flaviaskb

O servidor Hugo Santana Costa foi o ganhador de um cartão-presente da loja Decathlon no valor de uma bicicleta no encerramento do projeto MOVE Bike Verão. O sorteio, que aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, 12, no auditório Marcelo Küfner, na sede do Ministério Público, contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen.

O objetivo do projeto, que contou com o patrocínio da Associação do Ministério Público (AMPRS), Associação dos Servidores do MP (Aprojus), Sindicato dos Servidores do MPRS (Simpe), foi estimular a adesão de membros e servidores do Ministério Público aos meios de transporte alternativos. Para o PGJ, “o mais importante é criar essa cultura, o que acaba trazendo benefícios para quem utiliza a bike e fomentando melhorias nas cidades”.

“Acredito que o programa cumpriu a função dele em mostrar para as pessoas que é possível trocar o carro pela bicicleta”, disse Hugo. O servidor conta que já usava a bicicleta antes de iniciar o MOVE Bike, em média umas três vezes por semana, inclusive para levar os filhos para a creche. “Mas o projeto me incentivou a usá-la todos os dias e pude notar que, além dos prêmios e do tempo reduzido de deslocamento, meu condicionamento físico melhorou significativamente”, enfatiza ele, que pretende readequar a rotina para seguir pedalando diariamente.

“Somando os trajetos incluídos no projeto, foram 800 carros a menos nas ruas de Porto Alegre nesses 4 messes,o que representou a não emissão de 67 toneladas de CO² na atmosfera de Porto Alegre”, destacou o coordenador dos Centros de Apoio da Ordem Urbanística e do Meio Ambiente, Daniel Martini, que lembrou dos efeitos positivos na saúde de quem opta pela bicicleta como meio de locomoção. O Promotor agradeceu o apoio da estrutura administrativa da Instituição para a realização do MOVE Bike, por meio do Verde MP e da Administração Predial.

Por meio do projeto, criado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, os integrantes da Instituição que mais utilizaram a bicicleta como meio de transporte em cada um dos quatro meses de duração do MOVE Bike receberam, respectivamente, cartões-presente de R$100 e R$80 da loja Decathlon. Cada trajeto realizado, independente da premiação mensal, correspondeu a um número para participar do sorteio final.