Procurador-Geral de Justiça acompanha inauguração de fábrica de poliestireno da Videolar-Innova

Procurador-Geral de Justiça acompanha inauguração de fábrica de poliestireno da Videolar-Innova

marco

O Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles, prestigiou nesta quarta-feira, 22, a inauguração da fábrica de poliestireno expansível (EPS) Newcell, na planta petroquímica de Triunfo. A unidade começa a operar com capacidade de produção anual de 25 mil toneladas. O investimento desta unidade é de R$ 100 milhões, com geração de 100 a 150 novas vagas de trabalho.

Durante a solenidade o Presidente da Videolar-Innova, Lírio Parisotto, afirmou que este é o primeiro de três investimentos da empresa programados para os próximos quatro anos. "O total a ser investido na planta de Triunfo é de R$ 1,2 bilhão", disse. Deste total, 30% terão incentivos do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul, o Fundopem RS. De acordo com Parisotto, o projeto prevê a implantação de uma unidade de ABS (um tipo de resina plástica) em 2017 e a duplicação da planta de monômero de estireno (insumo para poliestireno e borrachas) em 2018.

A planta industrial da Videolar-Innova, em Triunfo, é a única no Brasil a integrar a produção do monômero de estireno, etilbenzeno e poliestireno. O EPS é um tipo de poliestireno e sua entrada na cadeia produtiva da companhia trará vantagens de sinergia para todo o processo.

O poliestireno expansível Newcell traz tecnologia de ponta da líder mundial do setor, a suíça Sulzer, e conta com o suporte do Centro de Tecnologia em Estirênicos da Videolar-Innova (CTE), também localizado na planta de Triunfo, que é referência nacional na produção de patentes da área.

Também estiveram entre as autoridades presentes no evento, o Governador José Ivo Sartori; o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Antônio Pereira, o Prefeito de Triunfo, Mauro Fornari Poeta, o ex-Governador do Estado, Germano Rigotto, o Presidente da Fiergs, Heitor José Müller, Secretários de Estado, parlamentares e empresários gaúchos.