Ministério Público entrega a Ordem do Mérito 2016

Ministério Público entrega a Ordem do Mérito 2016

marco

Em uma noite especial de confraternização, o Ministério Público gaúcho homenageou, nesta segunda-feira, 2, 15 personalidades que realizaram importantes serviços para o desenvolvimento de suas atividades e que também prestaram relevantes serviços à cultura jurídica do Estado.

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito 2016, nos graus “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial”, realizada no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do RS, Marcelo Lemos Dornelles.

CURRÍCULO DOS HOMENAGEADOS

Após a entrega das medalhas, realizada pelo Procurador-Geral de Justiça e por integrantes da Administração Superior, o Chefe do MP iniciou seu discurso citando o filósofo Aristóteles, segundo o qual “a honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los”. Em seguida, completou, que “merecimento é o que se percebe nos agraciados, cada qual ao seu modo e na sua função colaboradora na consecução dos valores republicanos”. Marcelo Lemos Dornelles frisou, ainda, a competência e a lealdade de todos os homenageados com o Ministério Público, critério que a Administração Superior utilizou nesta edição para a escolha. Para tanto, citou qualidades e características do currículo de cada um que recebeu a medalha. Por último, o Procurador-Geral de Justiça enfatizou que a escolha dos agraciados foi feita pela Chefia da Instituição, mas os nomes foram submetidos ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores, onde foram aprovados por unanimidade.

Confira como foi a cerimônia de entrega da Ordem do Mérico no Canal MP:

CONTRIBUIÇÃO DE TODOS

O Governador do Estado, José Ivo Sartori, que foi agraciado com a distinção Grã-Cruz, falou em nome dos homenageados. Destacou que, em sua administração, reconhece com serenidade as relações positivas que mantém com o Ministério Público que, de acordo com ele, é uma Instituição com a qual mantém parceria de trabalho há muitos anos, desde a época em que presidia a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

O Chefe do Executivo ressaltou, ainda, que, ao fazer parte do rol de agraciados, juntamente com servidores e homens públicos, sentia-se honrado pela escolha feita pelo Ministério Público, uma vez que todos “contribuem com uma sociedade democrática”. Por último, José Ivo Sartori cumprimentou o Ministério Público pela outorga da Ordem do Mérito 2016 e afirmou que o trabalho da Instituição deve ser reconhecido sempre em defesa das liberdades.

PRESENÇAS

Além dos condecorados e seus familiares, prestigiaram o evento o Deputado Estadual Jorge Pozzobom, representando a Presidência da Assembleia Legislativa; o Defensor Público-Geral, Cristiano Vieira Heerdt; a Procuradora-Geral do Município de Porto Alegre, Cristiane Neri, representando o Prefeito, José Fortunati; o representante do Tribunal de Contas, Conselheiro César Miola; o representante do Ministério Público Militar, Péricles Queiroz; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Fernando Guerreiro de Lemos; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino; o Presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, o Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o Corregedor-Geral do MP, Ruben Abruzzi; os Subprocuradores-Gerais de Justiça Ana Petrucci e Fabiano Dallazen; o Presidente da AMP/RS, Sérgio Harris; o Presidente da FMP/RS, David Medina da Silva; os ex-Procuradores-Gerais de Justiça Cláudio Barros Silva, Mauro Henrique Renner e Eduardo de Lima Veiga; o Presidente da Ajuris, Gilberto Schäfer; os Secretários de Estado Vieira da Cunha, da Educação; Cristiano Tatsch, do Planejamento e do Desenvolvimento Regional; Luiz Antonio Bins, Adjunto da Fazenda; André Lionir Petry da Silva; Substituto da Agricultura; Eduardo Oliveira, de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos; Fábio Branco, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; a Primeira-Dama do Estado e Secretária de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o Secretário-Geral do MP, Benhur Biancon Junior; membros da Instituição, entre outras autoridades, presidentes de federações, associações, institutos e entidades de classe.

Veja aqui no Flickr mais fotos do evento.

Confira, abaixo, a lista dos agraciados neste ano com a Ordem do Mérito:

*Grau Grã-Cruz

Cesar Luis de Araújo Faccioli – Procurador de Justiça
José Ivo Sartori – Governador do Estado
Luiz Felipe Silveira Difini – Presidente do Tribunal de Justiça
Marcelo Machado Bertoluci - Advogado, ex-Presidente da OAB/RS
Paulo Emilio Jenisch Barbosa - Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos

*Grau Comendador

Alcindo Luz Bastos da Silva Filho – Promotor de Justiça
José Eduardo Gonçalves – Promotor de Justiça
Karin Sohne Genz – Promotora de Justiça
Maria Edi de Moraes Gonzaga - Diza Gonzaga – Presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
Mauro Luís Silva de Souza – Promotor de Justiça

*Grau Oficial

Jaubert da Silva Ribeiro – Adido da Brigada Militar
Luís Fernando Dutra Aydos – Servidor do MP
Márcio Rocha Cardoso – Servidor do MP
Maria Cristina Alves Crippa – Servidora do MP
Sandra Márcia Borges Corrêa – Servidora do MP