Dornelles assume nesta quarta-feira como Procurador-Geral de Justiça
Marcelo Lemos Dornelles toma posse nesta quarta-feira, 10, como Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. A solenidade acontece às 17h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público em Porto Alegre (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar). Uma hora antes do evento, o futuro Chefe do MP gaúcho concederá entrevista coletiva à Imprensa.
Estão confirmadas para a cerimônia autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário; chefes de instituições públicas; representantes do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG); do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
O Promotor de Justiça Marcelo Dornelles foi anunciado no dia 21 de maio como o novo Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2015/2017. A confirmação foi feita pelo Governador do Estado, José Ivo Sartori. O anúncio ocorreu três dias após a lista tríplice ter sido entregue ao Chefe do Executivo. Dornelles foi o primeiro colocado na eleição do Ministério Público, com 438 votos. Ele concorreu à eleição pela primeira vez e, também, será o primeiro Promotor de Justiça a assumir a Chefia da Instituição gaúcha após a promulgação da Constituição Federal de 1988.
PERFIL
Natural de Porto Alegre, Marcelo Lemos Dornelles formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica em 1991. É especialista e mestre em Direito pela Unisinos (2001). Promotor de Justiça desde 1996, já atuou em Tupanciretã, Cruz Alta, Canoas e Porto Alegre. Foi Presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Membros do Ministério Público - Conamp (2008-2010) e Presidente do Instituto Crack Nem Pensar (2010-2014). Atualmente é Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, função que ocupa desde 2011.