Grupo de Trabalho debate soluções individuais de esgotamento sanitário
A Promotora de Justiça Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Débora Menegat, promoveu, na última semana, reunião na sede do MP para discussão acerca das soluções individuais de esgotamento sanitário, com participação de representantes de diversos órgãos e instituições como Agergs, Famurs, Fepam, Corsan, entre outras. Acompanharam a Coordenadora do CAO, as Promotoras de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre, Josiane Camejo e Annelise Steigleder
Na ocasião, Débora Menegat apresentou aos presentes um panorama do Programa Ressanear e falou sobre a utilização das soluções individuais como alternativa para universalização do tratamento do esgotamento sanitário no Estado. Apresentou também um plano de trabalho a ser objeto do GT visando discutir soluções e alinhar diretrizes sobre essa questão. “O que pretendemos a partir deste trabalho é, principalmente, propor diretrizes para sistematizar o funcionamento efetivo das soluções individuais enquanto alternativa de tratamento de esgotamento sanitário para todos os municípios, conforme suas peculiaridades, que serão estudadas e previstas em cada plano municipal”, explicou.
No final do encontro, os presentes aprovaram um calendário prévio das próximas reuniões, que terá início no dia 31 deste mês de março.
Participaram da reunião o Presidente da AGERGS, Carlos Martins, acompanhado da Diretora Luciana Luso de Carvalho; as representantes da Fepam, Rosaura Henrich, Bióloga, e Ana Rosa Bered, Técnica; as Engenheiras da Funasa Carolina Andersen e Michele Moraes; a Assessora Técnica da Famurs, Marion Heidrich; os Engenheiros da Corsan Gilson Schüssler e Andrea Sanches, com a assessora Karla Maria Preper; o asessor da Embrapa Adilson Luís Bamberg; a Engenheira Sanitarista da Divisão de Assessoramento Técnico do MP, Rozane Fedrigo; e os assessores do Caoma Diogo Petter Nesello, e do Caourb Fernanda Machado de Oliveira.