MP recebe visita de pesquisadores alemães para troca de experiências sobre tratamento de resíduos
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Paganella, um grupo de Promotores de Justiça da área ambiental e servidores da Divisão de Assessoramento Técnico do MP tiveram a oportunidade de debater com técnicos pesquisadores alemães da Universidade de Stuttgart, acerca das diferenças de gestão de recursos naturais, sistemas de remediação e tratamento de resíduos industriais e urbanos entre o Brasil e a Alemanha.
No encontro, ocorrido na sede do MP nesta quinta-feira, 19, os visitantes fizeram uma apresentação sobre a Gestão dos Resíduos na Alemanha, abordando transferência de tecnologias na Universidade de Stuttgart, experiências sobre remediação de recursos naturais (água), gestão de resíduos e áreas contaminadas, o momento atual e as tendências. Abordaram, inclusive, o tema da incineração de resíduos, realizado em diversos países da Europa.
Para Carlos Paganella, a reunião serviu para ampliar a discussão sobre tecnologias e soluções como aproveitamento energético de resíduos por meio de incineração, técnicas de remediação e tratamento de água, destinação final, dentre outros. “O encontro é oportuno na medida em que, com nossa atuação unificada pelo Projeto RESsanear em direção à universalização do saneamento básico no Estado, tem surgido muitas informações sobre a tendência de alguns municípios buscarem soluções de incineração para os resíduos”.
Participaram da reunião os Pesquisadores da Universidade de Stuttgart Erwin Thomanetz, Especialista em Pirólise de Resíduos; Dominik Leverenz, que desenvolveu um software para prevenir resíduos alimentares na gastronomia e no setor do turismo; e Matthias Rapf, pesquisador e professor de Mestrado da Universidade no Departamento de Gestão de Resíduos. Pelo MP, os Promotores de Justiça Daniel Martini, Annelise Steigleder, Rodrigo Brandalise, Ana Paula Mantay e André de Azevedo Coelho; os Servidores da DAT Rozane Fedrigo e Flávio Faccin; assessores do Caoma e representantes da Fundação Proamb, gestora do aterro de resíduos industriais em Pinto Bandeira, responsável pela vinda dos alemães à Porto Alegre.
Os pesquisadores participarão, juntamento com Carlos Paganella, do I Encontro Técnico Alemanha: Tratamento de Resíduos, que ocorrerá de nos dias 25 e 26 de março na sede do Sindicato dos Engenheiros, em Porto Alegre. O Procurador relatará, na ocasião, a experiência do Ministério Público do RS na implementação das Leis 11.44507 e 12.305/10 e do Programa RESsanear.