Escola da Ilha do Pavão começa atividades do ano letivo
A primeira escola de educação infantil da Ilha do Pavão, em Porto Alegre, iniciou nesta quarta-feira, 18, o atendimento às crianças da localidade. As atividades ainda estão no período de adaptação e a inauguração oficial ocorre na próxima terça-feira, 24.
Esta é a concretização de uma antiga demanda da Região das Ilhas, que possui um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) mais baixos do Estado. A Ilha do Pavão, local onde foi construída a instituição de ensino, é desprovida de equipamentos públicos, exigindo que anteriormente as crianças, para frequentar as aulas, tivessem que se deslocar até a Ilha dos Marinheiros.
A construção da escola, que teve início em janeiro de 2014, é o primeiro fruto do trabalho desenvolvido no Projeto Criança e Adolescente Cidadãos, criado pelo Ministério Público.
Instituída no final de 2012, a iniciativa tem como objetivo reduzir o número de crianças e adolescentes envolvidos de forma irregular em atividades laborais no RS, especialmente na economia informal; reduzir a infrequência, o abandono e a evasão escolar; dar efetividade à proteção integral de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos; e implementar estratégias de proteção aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, especialmente os direitos à saúde, educação, assistência social, cultura e lazer.