Caxias do Sul: homem é condenado por tentativa de homicídio em bar
O Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou, nesta quarta-feira, 13, Arnaldo Daniel Moreira, o “Nardo”, por ter tentado matar, a tiros de revólver, Roberto Luis Ramos dos Reis, no interior do bar Encontro dos Amigos. A vítima teve lesões graves tanto pelo tempo de afastamento das atividades habituais como pelo risco de morte. Ele deverá cumprir quatro anos de detenção em regime aberto.
O crime ocorreu no dia 2 de maio de 2009, por volta das 22h. Na ocasião, ambos bebiam no local, quando a vítima, mais embriagada, olhou para o acusado e perguntou por que estava lhe ‘encarando’. Na sequência, o réu saiu do bar e foi até a sua residência, que era próxima, e retornou armado. Em seguida, desferiu cinco disparos na vítima e fugiu, logo depois, levando consigo a arma.
As teses defensivas eram de negativa de dolo e legítima defesa, ambas refutadas pelos jurados.
O réu estava pronunciado pela prática de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil (desmedida e desproporcional reação do réu à atitude da vítima em interpelá-lo, embriagado, perguntando por que lhe encarava), mas o Ministério Público pediu o afastamento da qualificadora, no que foi atendido pelos jurados.
O júri foi presidido pela Juíza Milene Fróes Rodrigues Dalbó; a acusação foi promovida pela Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto; e a Defesa patrocinada pela Defensoria Pública.