Copa do Mundo: MP atuou em diferentes frentes neste domingo
O Ministério Público esteve presente em diferentes pontos de Porto Alegre, neste domingo, 15 de junho, data do primeiro jogo do Mundial na capital gaúcha. Além da estrutura disponibilizada para prestar informações e atender os torcedores no Caminho do Gol, o MP atuou na Academia Integrada de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CEIC-RS).
Os Promotores de Justiça designados especialmente para o Plantão da Copa do Mundo atuaram na Academia Integrada de Segurança Pública, onde foram registradas quatro prisões em flagrante por furto a turista estrangeiro, venda de ingressos falso, comercialização de bebida alcoólica a menores de 18 anos e injúria racial. Em todos os casos, foi arbitrado fiança, em virtude dos crimes terem pena prevista inferior a quatro anos de reclusão. Os Promotores de Justiça de Plantão de Porto Alegre atuaram no Fórum Central da Capital.
CENTRO INTEGRADO
O Promotor-Assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro, acompanhou o trabalho no Centro Integrado. Segundo ele, apesar do pequeno protesto ocorrido pouco antes do início do jogo, não foram registrados maiores incidentes durante o dia, contribuindo para o bom andamento do evento. Como instituição convidada, o MP participa do CICC-RS, junto a outras 32 entidades da área da segurança, mobilidade urbana e serviços. Nos dias de jogos da Copa do Mundo, os Promotores e o Procurador farão revezamento no local, que concentrará as decisões estratégicas a partir do monitoramento por câmeras de vigilância. A sala operacional tem telões para 2,1 mil câmeras de monitoramento, que vigiam 400 pontos diferentes da cidade. “Toda esta estrutura, que ficará depois da Copa do Mundo, será um grande legado para a Porto Alegre”, disse o Promotor Vaccaro.