Copa do Mundo: MPs criam Gabinete de Crise e definem atuação durante evento
Os Ministérios Públicos dos Estados, Distrito Federal e Militar estarão articulados durante o mundial através do Gabinete de Crise da Copa do Mundo 2014. A organização é fruto de um movimento dos líderes dos Ministérios Públicos do Brasil e tem a coordenação do Procurador-Geral de República, Rodrigo Janot. O objetivo é preparar os integrantes dos MPs para atuarem em casos que fujam da normalidade durante a Copa, bem como agilizar a solução de conflitos neste período. "Queremos permitir uma resposta imediata e articulada em assuntos de atribuição do Ministério Público", explicou o o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga. Entre os campos de atuação estão a garantia de manifestações populares pacíficas e do respeito à legalidade em movimentos grevistas, além de questões ligadas a direitos humanos, do consumidor e patrimônio e segurança pública.
Nesta sexta-feira, dia 06 de junho, o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul participou de reunião ocorrida na sede da PGR, em Brasília, juntamente com os demais integrantes do Gabinete. Também esteve presente o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que tem assento na qualidade de convidado. Na reunião, os participantes trocaram informações sobre possíveis problemas durante a Copa e forma de atuação de cada MP. Para o Ministro da Justiça, o maior legado deste Gabinete de Crise dos MPs será a integração entre os órgãos de Segurança Pública. Ele colocou à disposição as polícias federal e rodoviária federal para auxiliar nos trabalhos.
PRÓXIMOS PASSOS
Além do Procurador-Geral da República e dos PGJs, o Gabinete terá uma equipe de apoio já indicada, que fará o primeiro encontro nesta terça-feira, 10 de junho. O Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, é o indicado pelo Rio Grande do Sul para participar deste Grupo.
COMPOSIÇÃO DO GABINETE
O Gabinete de Crise da Copa do Mundo 2014 é coordenado pelo Procurador-Geral da República e composto pelos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, do Ministério Público Militar e dos Ministérios Públicos dos Estados que sediarão a Copa do Mundo, além de um Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Esses integrantes do Gabinete serão responsáveis por fazer as articulações com os grupos de apoio nos Estados, bem como com outras instituições públicas, como Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa, Receita Federal, Agência Nacional de Aviação Civil e com as Polícias, e com Movimentos Sociais.