Encontros comunitários realizam definições para Plano da Bacia do Rio dos Sinos
Foi concluída mais uma etapa para o processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, com o acompanhamento da Promotoria Regional da Bacia do Rio dos Sinos. Ocorreram na semana passada encontros comunitários realizados em Rolante, Canoas, Caraá, Estância Velha e Portão para definir o enquadramento do Rio Areia e dos arroios Sapucaia, Caraá, Estância Velha/Portão, Peri, Pampa e Luís Rau.
Em cinco eventos, as comunidades que residem junto aos cursos d´água definiram metas de qualidade das águas de seus rio e arroios, considerando os usos previstos para cada trecho, a partir de uma avaliação da situação atual de seus recursos hídricos.
Segundo a Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, com designação excepcional para atuação na Bacia Hidrográfica, “a participação popular é de fundamental importância para a definição da qualidade que se pretende para cada curso hídrico. Dentro do Plano de Bacia, tal orientação vinculará o licenciamento ambiental dos empreendimentos e também as ações de preservação e reparação ambiental a serem executadas nas próximas décadas”.