Três homens e uma mulher são condenados por homicídio em Caxias do Sul
O Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou nesta terça-feira, 18, depois de um dia inteiro de julgamento, três homens e uma mulher por homicídio qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima. Cleber Elias Cidade, Daniel Rosa de Oliveira, o Ratinho, e Adriano Noronha foram condenados a uma pena de 14 anos de reclusão, enquanto que Camila Dchumann da Silva foi sentenciada a 12 anos de reclusão. As penas devem ser cumpridas em regime inicial fechado.
Em 22 de agosto de 2006, um deles matou, com três tiros pelas costas, Daniel Felipe, de 19 anos, no Bairro Cinquentenário. A vítima estava junto a um orelhão, telefonando para uma colega de trabalho, a quem queria namorar. Durante a execução, um dos réus permaneceu numa esquina, enquanto que outros dois, marido e mulher, permaneceram no interior de um veículo pertencente ao condutor - ele na direção e ela no banco traseiro - dando cobertura e apoio moral, bem como material, na fuga do executor.
Na ocasião, a Brigada Militar estava fazendo uma abordagem em local próximo de onde ocorreu o crime. Em meio à abordagem, policiais ouviram tiros e enxergaram uma pessoa correndo e se atirar para dentro do veículo em que estavam os demais. Ao revistar o veículo, eles localizaram e apreenderam a arma empregada na prática criminosa. Os policiais estranharam a explicação ouvida de que os réus estavam levando um deles até a sua residência fazendo uma rota tortuosa e bem distante do que efetivamente precisavam.
Dois dos réus agora condenados estão presos por outros crimes. Ainda cabe apelação da decisão proferida pelo Conselho de Sentença, embora o Tribunal de Apelação não possa se sobrepor à decisão dos jurados, conforme destaca a Promotora de Justiça Sílvia Regina Becker Pinto, que atuou na acusação. A sessão foi presidida pela Juíza Milene Fróes Rodrigues Dal Bó. Dois réus foram defendidos por defensores constituídos e dois pela Defensoria Pública.