PGJ recebe representantes de entidades médicas
O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, recebeu na manhã desta sexta-feira, 31, representantes de diversas entidades médicas do Estado que manifestaram preocupação com a redução de vagas de residência médica no Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Na audiência, o Presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Paulo de Argollo Mendes, relatou ao PGJ que as vagas para formação de médicos psiquiatras no Hospital foram reduzidas pela metade neste ano. Conforme Argollo, a medida prejudica o atendimento à população, principalmente com a epidemia do crack e as deficiências para o tratamento de transtornos mentais.
Eduardo de Lima Veiga ressaltou aos presentes na audiência que o Ministério Público não define as políticas públicas adotadas pelos governos, mas possui o dever de fiscalizá-las. Foi deliberado na reunião que o Simers irá protocolar uma representação com as demandas que foram abordadas no encontro.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Promotor de Justiça Miguel Velasquez, também participou da reunião; bem como o Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS, Rogério Wolf de Aguiar; o Presidente da Associação Psiquiátrica do Estado, Carlos Salgado; além de representantes da Associação Médica do RS e da Associação Brasileira de Psiquiatria.