Ministério Público apoia projeto Cinema na Escola
Com objetivo de contribuir com a prevenção do uso de drogas na infância e adolescência e, ainda, enriquecer o processo de aprendizagem nas escolas da Comarca onde atua, a Promotora de Justiça de Guaporé Letícia Pacheco de Sá celebrou parceria com o Projeto Cinema na Escola. A iniciativa, que já teve edição piloto, incentiva a produção de filmes de ficção e documentários com abordagem cultural e educacional.
“O primeiro curta, fruto de uma parceria do CineSerra com a Prefeitura local, foi exibido para as oitavas séries da Escola Estadual Bandeirante. Ele aborda os conflitos da adolescência e os riscos do uso de drogas nesta fase”, conta a Promotora. De acordo com ela, o projeto, além do vídeo, traz sugestões para condução de atividades de debate com os estudantes após a exibição. Participaram dos debates com os alunos em Guaporé, integrantes do Ministério Público, da Brigada Militar e da Polícia Civil.
Devido aos bons resultados do piloto, o Centro de Apoio da Criança, Adolescência, Família e Sucessões do Ministério Público disponibilizou o projeto ao Fórum de Combate ao Consumo de Bebidas Alcoólicas a Crianças e Adolescentes. O vídeo produzido pelo CineSerra, junto com as orientações para as atividades didáticas após a exibição, também foi enviado a 250 Promotores de Justiça que atuam com o tema. A intenção é que eles possam levar o material às Secretarias de Educação do Município e demais órgãos responsáveis pela área em suas Comarcas.
“Gostaria que essa iniciativa se espalhasse pelo Estado, pois, a partir da experiência em Guaporé, acredito que este tipo de produção audiovisual enriquece o currículo escolar, além de qualificar os debates entre os estudantes acerca do tema proposto”, destaca a Promotora de Justiça Letícia de Sá.
Educadores e diretores de escolas que desejarem participar do projeto podem entrar em contanto com os Promotores de Justiça dos seus municípios.
SUA VIDA, NOSSA VIDA!
O vídeo “Sua Vida, Nossa Vida!” foi dirigido pelo Produtor Audiovisual Ricardo Fagundes e tem no elenco estudantes da rede pública de ensino de Guaporé. O roteiro mostra a íntima relação entre o usuário de drogas e a criminalidade, além de abordar conflitos comuns entre os adolescentes, como as relações sociais e os primeiros relacionamentos amorosos. (Veja abaixo o link do trailer do curta).
Veja aqui o Projeto Cinema na Escola.
Veja aqui a justificativa teórica do projeto.