MP apresenta projeto de enfrentamento às drogas ao Presidente da AL
Durante reunião nesta quarta-feira, 17, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, e a Coordenadora do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada (Gagi) do MP, Ana Cristina Petrucci, apresentaram ao Presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, e ao Deputado Frederico Antunes o projeto “Drogas: articulando redes”. O objetivo é realizar um diagnóstico dos serviços existentes no Rio Grande do Sul para prevenção e atendimento relativos à drogadição, com ênfase especial no uso do crack. Também serão convidados oficialmente a aderir à iniciativa o Governo do Estado e a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs). O Instituto Crack Nem Pensar também está engajado no trabalho.
A ideia inicial é realizar um projeto piloto na Fronteira Oeste, região do Estado que registrou nos últimos anos um acréscimo significativo do número de dependentes químicos e que concentra um número menor de municípios. O projeto prevê a realização de um diagnóstico sobre os serviços existentes e as principais carências para atendimento de dependentes químicos. Para isso, encontros serão realizados em algumas cidades da região reunindo representantes de instituições públicas e entidades ligadas ao tema. Posteriormente, a intenção é estabelecer um cronograma e ampliar a iniciativa para as demais regiões do RS.
Pedro Westphalen garantiu o apoio da Assembleia Legislativa ao projeto e parabenizou o Ministério Público pela iniciativa, “pois o problema da drogadição, especialmente do crack, deve ser enfrentado por todos”. Uma nova reunião, para a qual serão convidados o Governo do Estado e a Famurs, deve ocorrer no início do mês de agosto.