Procurador-Geral de Justiça apresenta projetos de modernização na gestão ao PGQP
Durante a reunião ordinária do Conselho Superior do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, apresentou os projetos de excelência na gestão em desenvolvimento pelo Ministério Público. O encontro ocorreu na sede da Fiergs, em Porto Alegre, nesta terça-feira, 16. “Envolvemos mais de três mil pessoas para detectar 1.115 ações de melhorias em 167 Promotorias de Justiça engajadas”, relatou o Chefe do Ministério Público gaúcho aos presentes. O projeto, desenvolvido em parceria pelo PGQP e pela Falconi Consultores de Resultados, tem a meta de melhorar a gestão dos recursos financeiros para aumentar o nível de investimentos em R$ 8 milhões em até 16 meses, a contar de julho de 2012. Para isso, as iniciativas são otimizar despesas, captar recursos extra orçamentários e reprojetar os processos extrajudiciais investigatórios.
Estiveram presentes o Presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, o Presidente do Conselho Diretor, Ricardo Felizzola, o Vice-Presidente Internacional, Joal Teitelbaum, o Ministro dos Transportes, César Borges, a Coordenadora do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada (Gagi) do MP, Promotora de Justiça Ana Petrucci, o Diretor-Geral do MP, Roberval Marques, o Consultor-Sócio da Falconi, Bayard Loureiro, o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, entre outras autoridades e empresários.
Em sua manifestação, o Procurador-Geral de Justiça, explicou que, a partir do projeto de qualificação da gestão foi desenvolvido o Programa Atitudes que Geram Integração e Resultado (Agir), que visa aproximar as Promotorias e a Administração através de uma gestão integrada, o consumo consciente, a geração de boas práticas e o reconhecimento das pessoas, com a valorização e desenvolvimento da equipe de trabalho. Como resultados práticos, já é possível observar, por exemplo, a redução de gastos com telefone, energia, correspondências, água e impressões.
Eduardo de Lima Veiga falou ainda sobre as premiações já recebidas pelo projeto. “De oito categorias do Prêmio do Conselho Nacional do MP, levamos o primeiro lugar em três com esse projeto ao longo deste último ano”, destacou.
Na ocasião, Jorge Gerdau informou que o convênio entre o PGQP e o MP, que expira em quatro meses, será renovado. “É muito importante ver que o projeto tem um papel de pioneirismo para o aprimoramento da gestão pública e certamente será replicado por outros Ministérios Públicos do país”, afirmou o Presidente do Conselho Superior do PGQP. Gerdau lembrou que a governança é primordial para a manutenção da vida. “A morte de 242 pessoas em Santa Maria foi essencialmente por falhas na gestão de processo; nas indústrias, por exemplo, se busca fanaticamente o ‘acidente zero’, e isso deve servir de exemplo para todos os outros setores da sociedade”, analisou.
Quem também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo MP foi o Ministro César Borges. “O Rio Grande do Sul está exportando gestão para o resto do país”, disse. O Ministério dos Transportes está desenvolvendo um projeto-piloto de excelência na gestão junto ao PGQP. A intenção é a replicação dos processos de melhoria nos demais âmbitos do Governo Federal.