Determinada execução imediata de decisão que cassou mandato de Vereadores em Parobé
Acolhendo pedidos do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral determinou nesta quarta-feira, 26, o imediato cumprimento das sentenças de 1º grau que cassaram os Vereadores Vandro da Silva e Edson Loriston Lovatto, eleitos no pleito de 2012 para ocupar vagas no Legislativo de Parobé.
O Promotor Eleitoral Fernando Sgarbossa destaca o simbolismo da medida ter sido determinada justamente no dia em que a PEC 37 foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, uma vez que as condutas ilícitas dos Parlamentares foram flagradas no decorrer da Operação Guarujá, investigação do Ministério Público gaúcho que apurou desvios nos contratos de coleta de resíduos em Parobé.
Ambos os Vereadores cassados são também réus no processo criminal por atos de corrupção e delitos licitatórios, juntamente com outras 14 pessoas. Entre elas estão agentes públicos como a ex-Prefeita Municipal Gilda Kirsch, os ex-Secretários Municipais Cláudio José de Vitt Barros, Alexandro de Oliveira e Nadir José Rosa da Silveira, e o Servidor Diogo Bento da Rocha. A ação penal também inclui empresários do setor.