Lideranças do MP comemoram em Brasília rejeição da PEC 37
Os Deputados Federais rejeitaram por ampla maioria a Proposta de Emenda à Constituição número 37 na noite desta terça-feira, em sessão extraordinária. Foram 430 votos contra a iniciativa e apenas 9 favoráveis. Também foram registradas duas abstenções. Assim que soube que a matéria estava na pauta da sessão, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, retornou à Brasília para acompanhar a votação no Plenário do Legislativo Federal, junto com demais lideranças do MP.
"Estou orgulhoso da sociedade e da Câmara dos Deputados", disse Veiga, logo após a rejeição da medida. Ele completou: "Sai daqui engrandecida a República". O PGJ reconheceu a importância da mobilização da população que foi às ruas contra a PEC, destacando que havia um cenário favorável à aprovação da Proposta antes disto. Lembrou ainda o longo e exaustivo trabalho realizado por membros do MPs e líderes associativos para alertar agentes públicos e a sociedade sobre os prejuízos que a PEC traria para segurança e para a democracia. "Gostaria de agradecer aqui a todos que trabalharam para tornar público o debate sobre a PEC 37, fator definitivo para sua rejeição hoje pela grande maioria dos Deputados".
Assim que foi anunciado o resultado, estudantes e membros do Ministério Público que estavam no Plenário da Câmara dos Deputados comemoraram a decisão cantando o hino nacional. "Essa é uma sessão histórica porque marca o dia em que Câmara se encontrou com o povo", declarou o Deputado Federal Vieira da Cunha, Procurador de Justiça licenciado para exercer o mandato.