I Encontro de História foi realizado no Palácio do MP
Ocorreu nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6, no Palácio do Ministério Público, o I Encontro de História Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Realizado em conjunto com o Laboratório de História Comparada do Cone Sul – LabConeSul, o evento contou com a participação de professores, mestrandos e doutorandos de diversas instituições de ensino. "Espaços de Saber o Poder: instituições e seus agentes na perspectiva da história social", foi a temática abordada no encontro. A abertura do evento, na quarta-feira, 5, foi prestigiada pela Chefe de Gabinete e Secretária-Geral do MP, Isabel Barrios Bidigaray.
Ao fazer um balanço do encontro, a Historiadora do Memorial, Cíntia Vieira Souto, disse estar satisfeita com a participação. Mais de 20 doutorandos e mestrandos participaram. Segundo ela, uma nova edição está sendo estudada, graças ao resultado altamente positivo.
Além dos acadêmicos, também participaram do I Encontro de História Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul integrantes do Poder Judiciário e Ministério Público que fizeram considerações sobre o Arquivo do Tribunal de Justiça e do MP. Na tarde da quinta-feira, 6, as Professoras Mônia Wazlawoski, Geandra Munareto e Tatiane Bartmann participaram de mesa de trabalho que abordou profissões e instituições, com destaque para a profissão de Engenheiro e a medicina no Rio Grande do Sul.