Região das Missões discute Ficai e rede de apoio à escola
A Promotoria Regional de Educação de Santo Ângelo, em parceira com a Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Municipais de Educação, e com participação da Associação dos Conselheiros Tutelares e Universidades da região das Missões, realizou o encontro “A Ficai (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente) e a Rede de Apoio à Escola – Todos Somos Responsáveis pela Educação de Qualidade”. O evento ocorreu no dia 29 de maio, no auditório do prédio 13 da Universidade Regional Integrada (URI).
A abertura do encontro foi realizada pela a Promotora Regional de Educação, Rosangela Corrêa da Rosa, que acolheu os mais de 500 participantes do evento. Em seguida, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, falou sobre “A Criança e o Adolescente Como Sujeitos de Direitos da Educação de Qualidade”.
Também participaram de um painel sobre “A Ficai e a Rede de Apoio à Escola” a representante da Secretaria Estadual da Educação, Professora Mársia Sulzbacher, o integrante do Conselho Estadual de Educação, Professor Raul Gomes de Oliveira Filho, e o Conselheiro Tutelar Getúlio Martins Silveira, representando a Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes também os Promotores de Justiça de São Luiz Gonzaga, Gustavo Burgos, de Panambi, Anamaria Thomaz, de Cruz Alta, Sônia Madalena Silveira Bonilla, e a Promotora Regional de Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze Cirne. Participaram, ainda, Professores, equipes diretivas das Escolas, Secretários e Coordenadores Municipais de Educação, Coordenadores Regionais de Educação, Conselheiros Municipais de Educação, Conselheiros Tutelares e Técnicos do CRAS/CREAS.
No encontro, foram apresentados painéis abordando a educação em vários aspectos, com as Universidades da Região (UFFS, Uergs, URI, Iesa, Unicruz, Unijuí) apresentando “A Contribuição do Meio Acadêmico para a Educação de Qualidade: Prevenção ao Abandono e a Repetência Escolar”. Por outro lado, Secretarias Municipais de Educação e Escolas apresentaram Boas Práticas de enfrentamento do abandono, da infrequência escolar e da defasagem entre série e idade. Por fim, o Coordenador Substituto da Divisão de Informática do MPRS, Claudio Ávila da Silva, apresentou a Ficai Eletrônica.