Santa Maria: Movimento pela Paz Sepé Tiaraju sensibilizou a comunidade sobre valores
Nos dias 5 e 6 deste mês foram realizadas diversas atividades relativas ao lançamento do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju. Na manhã de sexta-feira, no auditório do Ministério Público de Santa Maria, a Promotora de Justiça Ivanise Jann de Jesus falou sobre o objetivo do Movimento. “Este Movimento visa sensibilizar os pais e a sociedade sobre a importância do compromisso de todos com a educação e o desenvolvimento da cultura de paz em casa, na escola e na sociedade”, explicou.
Após a abertura, ocorreu uma palestra seguida de uma dinâmica, ministrada pela Professora Suzana Graeff da ONG Brahma Kumaris. No mesmo momento, 25 Escolas Estaduais e Municipais de Santa Maria realizavam oficinas com alunos, pais e professores com o propósito de gerar reflexão sobre a importância da educação em nossa vida e em nossas famílias, sobre os valores que temos e os que transmitimos às novas gerações.
Na mesma manhã aconteceu na Promotoria de Santa Maria uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo
Interdisciplinar de Estudos Transdisciplinares sobre Espiritualidade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a apresentação do projeto “Pedagogia da paz”.
No turno da tarde, no auditório do Centro de Ciências Rurais – CCR da Universidade Federal De Santa Maria – UFSM, ocorreu uma apresentação do coral de crianças do Lar de Joaquina e apresentação do Painel “Compartilhando Experiências na Construção da Paz na Escola” onde professores e oficineiros apresentaram os relatos das atividades e entregaram o colar confeccionado pelos alunos que representa o comprometimento da Escola com o Movimento. Cada Escola entregou um colar que foram sendo unidos formando um só. Na ocasião a Promotora Ivanise Jann de Jesus recebeu da Promotora Rosangela Corrêa da Rosa um colar que simboliza o engajamento do Ministério Público e irá passar por todas as Promotorias.
No sábado, na Praça Saldanha Marinho, aconteceu o encerramento que contou com várias atividades educativas e culturais (apresentações, oficinas, feiras de trocas, brincadeiras para crianças, distribuição de livros e revistas infantis, entre outras) além do plantio de um Ipê Roxo na Avenida Rio Branco, símbolo de que o movimento continua em nossa comunidade.
O Movimento pela Paz Sepé Tiaraju é uma iniciativa do Procurador de Justiça Roberto Bandeira Pereira, que implementou a 1ª edição, junto com a Promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa na cidade de Santo Ângelo, em agosto de 2012. A 3ª edição do movimento ocorrerá na cidade de Palmeira das Missões e a 4ª em Pelotas. É promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Sindicato Rural da cidade, Associação Médico Espírita do RS (AMERGS), ONG Brahma Kumaris, Federação Espírita do RS (FERGS), Instituto de Educação e Direitos Humanos, Instituto Junguiano do RS (IJRS), Instituto Professor Valdomiro Lorenz Vivendo Valores, SEEC Lar de Joaquina e Banrisul.