Acessibilidade
Menu Mobile

Prefeitura de Sapucaia do Sul paga multa por descumprimento de acordo

Prefeitura de Sapucaia do Sul paga multa por descumprimento de acordo

A Prefeitura de Sapucaia do Sul terá que pagar ao Fundo Estadual do Meio Ambiente, através de um precatório, quase R$ 250 mil como conseqüência de um descumprimento de Compromisso de Ajustamento celebrado em dezembro de 1998 com a Fepam e o Município para regularizar o lixão da cidade num prazo máximo de seis meses. A multa pela quebra do acordo havia sido fixada em 5.000 Ufirs. Na data de hoje, depois de ter atualizado o cálculo (R$ 248.247,65), o promotor de Justiça José Guilherme Giacomuzzi está pedindo que o feito seja remetido ao Tribunal de Justiça do Estado para que seja expedido o precatório para pagamento. Como o Município cumpriu apenas cinco das dez medidas estipuladas no documento no prazo estabelecido, a Promotoria de Justiça de Defesa Comunitária ingressou em juízo, em setembro de 1999, para cobrar a referida multa. A Prefeitura de Sapucaia embargou a execução, alegando que havia tomado todas as medidas, mas a Justiça, em 1º grau, deu razão ao Ministério Público. Após o Município ter apelado da decisão, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, por unanimidade, em dezembro do ano passado, negou provimento e confirmou a sentença, reafirmando a razão do Ministério Público. Em março deste ano, a decisão transitou em julgado, tendo ganho de causa o Ministério Público. O promotor Giacomuzzi entende que o fato revela "a irresponsabilidade do Executivo Municipal no trato do meio ambiente no referido caso, porque tomou medidas somente depois de premido por ação judicial."



Mapa do Site

USO DE COOKIES

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação.
Clique aqui para saber mais sobre as nossas políticas de cookies.