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Santa Maria
Entre 100 mil e 500 mil
Santa Maria
Gestão municipal
Programa Todos na escola/SMED: a Busca ativa escolar e o trabalho em rede
Busca ativa escolar

Assegurar o acesso a educação e a permanência na escola, visando um acompanhamento da frequência escolar e, principalmente, do bem estar de duas alunas (irmãs) em situação de vulnerabilidade social e tendentes a práticas de autolesão e, paralelamente, proporcionar e acompanhar ações de acolhimento familiar. Com a proposta de um trabalho em rede, as ações específicas compreendem: - Execução de um plano de recuperação de faltas e recomposição de aprendizagem (Escola) - Flexibilização curricular conforme a necessidade (Escola) - Organização e acompanhamento de atividades (Escola) - Atendimento no Grupo de Superação (PRAEM) - Atendimento psicológico e terapêutico (PRAEM) - Acompanhamento da frequência escolar e o processo de aprendizagem das estudantes (Conselho Tutelar e Programa Todos na escola/SMED) - Comunicação entre família e escola (Família) - Incentivar a frequência escolar das filhas na escola e no PRAEM (Família)

Após a realização da Reunião de rede de apoio nas dependências da escola, na qual estavam presentes representantes da Equipe diretiva da escola, Secretaria de Município de Educação (SMED), Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM), CAPSi e Conselho Tutelar Oeste, estipulou-se um plano de ação em rede para atendimento das referidas alunas; bem como da mãe, responsável pelas meninas. As alunas estão regularmente matriculadas na turma de 7º ano. Apresentam dificuldades de envolvimento com as atividades escolares e excesso de faltas desde o início do ano letivo. Nesse ano, ambas foram encaminhadas ao PRAEM para atendimento por apresentarem problemas emocionais e práticas de autolesão. A família está tendo dificuldade para assegurar às adolescentes o direito à educação, no que tange à frequência escolar. As alunas e a mãe seguem sendo acompanhadas e recebendo ações de acolhimento familiar, visando seu bem estar físico e cuidados com a saúde mental.

O projeto encontra-se em andamento. Até o momento, as alunas são frequentes e estão participando assiduamente das ações do PRAEM, assim como a mãe. Emocionalmente apresentam-se melhores, em tratamento e mais a vontade dentro do espaço escolar. O trabalho em rede tem se mostrado muito valioso para casos como este. O compartilhamento de experiências e o trabalho colaborativo entre serviços/órgãos nos ajuda a encontrar melhores caminhos, além de possibilitar um acompanhamento mais efetivo.

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