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Paraíso do Sul
Entre 5 e 25 mil
Santa Maria
Gestão municipal
APRENDIZAGEM ATIVA
Recuperação de aprendizagens

OBJETIVO GERAL O presente projeto de APRENDIZAGEM ATIVA da Rede Municipal de Ensino, tem como objetivo resgatar os conhecimentos que ficaram fragmentados com o distanciamento social advindo da Pandemia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Aprofundar com os professores os conhecimentos básicos sobre, leitura, escrita e cálculo; • Conhecer a estrutura textual de cada gênero e as quatro operações básicas; • Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno, bem como a reflexão e o cálculo mental; • Trabalhar a compreensão textual do aluno, aplicada a compreensão da escrita em textos e histórias matemáticas; • Desenvolver a habilidade de escuta e do pensamento reflexivo; • Desenvolver a expressão corporal, artística e criatividade do aluno. • Desenvolver o gosto pela leitura e escrita. • Conhecer e valorizar os acontecimentos de nossa história e valorizar o conhecimento prévio como base de novos saberes; • Reconhecer a importância do respeito às normas, deveres e responsabilidades dos alunos, dentre tantos outros conhecimentos necessários a formação cidadã.

O projeto APRENDIZAGEM ATIVA engloba um conjunto de conhecimentos que faz parte do Plano de recuperação de aprendizagem de 2022. Primeiramente serão encaminhados para aulas os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, posteriormente alunos que queiram desenvolver outra área de conhecimento.As aulas serão ofertadas semanalmente no Centro Pedagógico Educacional Especializado localizado na escola Alfredo Schlesner, na linha Contenda. Além das aulas de reforço de português e matemática também serão ofertadas aulas de música, esportes e aulas de arte, englobando muitos saberes para a construção do cidadão de acordo com a BNCC. O projeto oferece 100 vagas para aulas de reforço, 40 vagas para aulas de música 40 vagas para aulas de esportes e 40 vagas para aulas de arte, sempre em turno inverso ao da sala de aula. As turmas serão compostas por alunos do primeiro ao sétimo ano e os conteúdos serão ministrados pelas professoras do Centro Pedagógico Educacional Especializado. Os conteúdos do reforço serão sugeridos pelos professores titulares das turmas que também acompanharão o desenvolvimento dos alunos na escola de origem. Os alunos receberão os lanches nos turnos de estudos e também receberão almoço em sua escola de origem. Os transportes foram organizados para atender dois dias por semana cada comunidade e junto no transporte são levados os alunos das oficinas de esportes, artes e música, bem como, todos os alunos das terapias de fonoaudiólogo e Atendimento Educacional Especializado (AEE), potencializando o Centro Pedagógico Especializado como um local de núcleo do saber.Outra estratégia que faz parte do projeto APRENDIZAGEM ATIVA é a abordagem didática da aprendizagem baseada em projetos, essa é desenvolvida por meio de trabalhos que partem da teoria à prática (ou até mesmo ao contrário), possibilitando que os alunos entendam melhor os conceitos abordados durante as aulas. Os projetos geralmente são realizados em pequenos grupos ou grandes grupos que envolvem a sala toda (podem até envolver turmas diferentes).

A Avaliação do projeto terá enfase na aprendizagem qualitativa, não se pautará apenas na busca de informações mensuráveis, e sim em observar como o ensino se desenvolve, tanto em aspectos individuais e específicos de cada aluno, quanto ao contexto global. Nesta perspectiva a avaliação é composta por ferramentas que ajudam a compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos por meio de observações na realização das atividades, registros no caderno, interações e tarefas desenvolvidas sob a orientação do educador, sendo que o método deve suprir pontos subjetivos e habilidades cognitivas desconsideradas na avaliação quantitativa, possibilitando um panorama sobre o processo educativo e evolutivo do aluno. As experiências desenvolvidas até a presente data, revelam que todos os trabalhos que têm a intencionalidade de promover uma educação de qualidade darão certo na medida em que o aluno esteja no centro da aprendizagem e que o professor torne-se um facilitador, mediador do conhecimento.

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