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Alegrete
Entre 50 e 100 mil
Uruguaiana
Escola
Desafios da aprendizagem
Recuperação de aprendizagens

Neste novo cenário, fica evidente que a experiência escolar para os alunos não terá mais um espaço físico, um tempo delimitado e uma comunidade de professores, gestores e colaboradores alocados especificamente e reunidos geograficamente de modo a propiciar um contexto de aprendizagem semelhante ao que se tinha antes da pandemia.

O modelo tradicional de ensino é conhecido como passivo. Nele, o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor - que é o protagonista da educação - por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Na metodologia ativa, por sua vez, o aluno é o maior responsável pelo processo de aprendizado. Quando maduro o suficiente para a metodologia, exerce controle sobre seu processo cognitivo e motivacional, de modo a captar, organizar e transformar as informações adquiridas ao longo do tempo. As metodologias ativas têm se mostrado uma boa solução aos inúmeros problemas e desafios enfrentados pela educação formal. Ela consegue alcançar uma aprendizagem efetiva que faça com que os estudantes se conheçam e construam seus projetos de vida de forma independente. Quando a pandemia Covid-19 foi decretada e as escolas fecharam suas portas nos estados brasileiros, nos deparamos com uma situação constrangedora: se o estudante padrão, em ensino presencial, com apoio do professor e do grupo, já vislumbrava dificuldades em aprender, o que dizer daquele momento, em educação a distância por necessidade? Porque o ensino remoto emergencial das escolas que seguem a metodologia tradicional seguiu no mesmo padrão tradicional, apenas mediado pela tecnologia. O aluno, em regra, ficou desamparado: sem o olhar e a atenção do professor; sem o grupo de apoio.

Há que avaliar para saber as atividades que geraram resultados, conhecer os níveis de aprendizagem da turma, identificar as defasagens e planejar os próximos passos.

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