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Horizontina
Entre 5 e 25 mil
Santo Ângelo
Gestão municipal
Recuperação de aprendizagens: um compromisso da Educação Municipal de Horizontina.
Recuperação de aprendizagens

Elaborar o Plano de Ação Pedagógico juntamente com as Escolas Municipais no início do Ano Letivo; Orientar a gestão da Educação Municipal viabilizando de maneira eficiente e direcionando suas atividades para o alcance de metas e objetivos projetados para o ano letivo; Assegurar a qualidade de ensino previsto pela Constituição Federal e LDB; Implementar recursos tecnológicos como subsídios da prática pedagógica; Implementar o Sistema de Ensino, através da aquisição de material didático estruturado para atender as necessidades educacionais; Realizar avaliações institucionais e monitorar o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental; Realizar devolutivas das Avaliações Institucionais para a Equipe Gestora das Escolas, com o objetivo de conhecer melhor a realidade, apresentando estratégias para auxiliar nas dificuldades de aprendizagem identificadas; Oferecer apoio pedagógico no contraturno escolar para os alunos com dificuldades na aprendizagem; Realizar formações para os profissionais da Educação de acordo com as demandas de cada segmento; Incentivar a leitura através dos Espaços de Leitura e também com o Projeto Vale-livro para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino; Desenvolver Projetos que promovam maior interação das famílias com a Escola e consequentemente maior comprometimento e acompanhamento da vida escolar dos alunos; Incentivar as Escolas na realização de Expedições Investigativas com os alunos a partir do currículo escolar.

Após dois anos de aulas com práticas pedagógicas não presenciais e aulas presenciais com as turmas de forma escalonada, devido à pandemia, a Rede Municipal de Ensino de Horizontina iniciou o ano letivo de 2022 de forma presencial. Entretanto, a retomada das aulas presenciais não significa voltar nos moldes de ensino anteriores à crise da Covid-19, pois a pandemia impactou a vida e a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, a recomposição e a recuperação de aprendizagens vem ganhando força, pois a aprendizagem que não ocorreu de forma adequada precisa ser reorganizada com foco no desenvolvimento dos alunos. Sendo assim, faz-se necessário pensar estratégias, como o acolhimento dos estudantes, o incentivo às famílias para que acompanhem a vida escolar do aluno de forma mais efetiva, a avaliação diagnóstica, a reorganização curricular, o acompanhamento pedagógico e a formação dos professores e profissionais ligados à Educação. A Secretaria Municipal de Educação elaborou o Plano de Ação Pedagógico juntamente com as Escolas Municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental e tem por objetivo orientar os gestores, viabilizando de maneira eficiente o trabalho para o alcance de metas e objetivos projetados para o ano letivo. Esse planejamento é essencial para que a Educação consolide um movimento constante de crescimento e aperfeiçoamento da qualidade da Educação Municipal. No Ano Letivo de 2022, assim como a Secretaria de Educação realiza o diagnóstico da rede para propor ações, materiais e infraestrutura básica para todas as Escolas Municipais, as Equipes Gestoras juntamente com os professores realizaram a avaliação formativa e diagnóstica para identificar as demandas de cada Escola, bem como a necessidade dos encaminhamentos e intervenções pedagógicas realizadas pela Equipe Interdisciplinar da Secretaria de Educação. Outras ações de grande relevância consistem na contratação de professores para as Escola Municipais de Ensino Fundamental com o objetivo de realizar o apoio pedagógico (reforço escolar) no contraturno escolar, na adesão ao Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação para auxiliar na alfabetização nas turmas do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental; na continuidade do trabalho intersetorial em regime de colaboração e na formação e capacitação dos profissionais da Educação ao longo do Ano Letivo. Para a realização das atividades escolares, os professores contam com recursos como o material didático para os alunos, a mesa interativa, a Plataforma Google For Education, Plurall e Khan Academy. No Ano Letivo de 2022, a Rede Municipal de Ensino de Horizontina também implementou o material didático do Sistema de Ensino para os alunos do Ensino Fundamental, oferecendo diversos subsídios, pois além dos cadernos didáticos para cada ano escolar, dispõe da Plataforma Plurall, a qual disponibiliza recursos tanto para o professor quanto para o aluno. O Sistema de Ensino oferece simulados do Saeb e Avaliações Bimestrais referentes a cada caderno trabalhado. Os resultados são disponibilizados à Rede Municipal através de uma plataforma digital, o que permite verificar quais habilidades estão mais defasadas e quais devem ser priorizadas em cada Componente Curricular. Para a realização desta análise, a Rede Municipal de Ensino conta com o acompanhamento da assessoria pedagógica, a qual realiza reuniões periódicas com as Equipes Gestoras, capacitando-as a planejar e replanejar o trabalho pedagógico com os professores, pois é papel do gestor escolar auxiliar os professores a interpretarem os resultados e a partir dos dados analisar a situação geral por turma, ano e etapa de ensino, levando em consideração as aprendizagens essenciais previstas nos documentos orientadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Fundamental (RCG) e o Documento Orientador Municipal de Horizontina, sempre priorizando o desenvolvimento e o protagonismo dos alunos.

A experiência apresentada está em processo de implementação, a avaliação acontece concomitante, porém é possível ter uma visão mais detalhada ao final do Ano Letivo. A proposta será considerada satisfatória se as metas e estratégias propostas forem alcançadas, principalmente na melhora da aprendizagem dos alunos. Uma das formas de conhecer os resultados é o acompanhamento das Avaliações Institucionais, instrumentos avaliativos acompanhados de feedbacks (devolutivas pedagógicas através de gráficos que mapeiam o nível de aprendizagem de cada aluno e turmas) possibilitando verificar as evidências de aprendizagem, são um apoio para situar os gestores, professores, alunos e famílias no processo de aprendizagem. Ressaltamos que esta ação permite um olhar quantitativo, porém não é o foco principal da proposta pedagógica, pois de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, “a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre eventuais provas finais” têm maior relevância. Sendo assim, a Educação Municipal de Horizontina prioriza a prática pedagógica que promova o protagonismo e autonomia dos estudantes, uma vez que o objetivo principal é oferecer uma Educação de qualidade aos alunos, contribuindo na construção de um futuro cada vez mais promissor através da Escola que acolhe, educa, produz igualdade e oportunidade.

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