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Canoas
Entre 100 mil e 500 mil
Porto Alegre
Gestão municipal
Projeto de Reforço Escolar
Recuperação de aprendizagens

I - consolidar as aprendizagens dos estudantes com maiores dificuldades; II - aproximar as fases de desenvolvimento do conhecimento entre todos os alunos e alunas das escolas municipais da rede pública de Canoas; III - corrigir possíveis distorções de aprendizagens ao longo das trajetórias curriculares anteriores; IV - investir no desenvolvimento dos conhecimentos básicos da Língua Portuguesa e da Matemática; V - oportunizar reforço escolar para os estudantes com dificuldades causadas pela pandemia de COVID-19.

Metodologia: para sanar as dificuldades dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, serão contratados profissionais da educação que irão trabalhar com reforço escolar. A escola irá organizar grupos de 5 (cinco) estudantes que serão atendidos em um espaço específico da escola, no turno inverso a matrícula do estudante.. A proposta é realizar um atendimento individualizado, pensando nas necessidades de cada estudante, promovendo o resgate de aprendizagens já identificadas pela escola e pela secretaria municipal da educação. Profissionais: para atender as 44 escolas da rede municipal, será necessário contratar professores que atuem de acordo com a necessidade das escolas. O professor trabalhará 26 períodos semanais, atendendo grupos de 5 estudantes por período, totalizando 130 estudantes por semana. No currículo, o professor titular irá estabelecer em quais períodos dar-se-á as aulas de reforço. Na área, os estudantes serão atendidos nos períodos de matemática e língua portuguesa, conforme organização prévia da escola.

Periodicamente, membros da Secretaria de Educação irão nas escolas para observar as ações do Professor de Educação Básica/PEB I – Reforço Escolar, fazendo um levantamento das aprendizagens dos estudantes, dos materiais utilizados pelos professores e das principais dificuldades encontradas. Será preenchida pelo representante da SME uma ficha de acompanhamento do professor. Serão feitas pelos professores articuladores avaliações iniciais das aprendizagens de matemática e língua portuguesa, elaboradas pela Casa da Avaliação Externa, para que se possa mapear a trajetória dos estudantes. Sondagens intermediárias também poderão ser feitas ao longo do ano, ficando a critério do Professor de Educação Básica/PEB I – Reforço Escolar. Próximo ao término do ano letivo, uma avaliação final deverá ser feita pelos professores articuladores para evidenciar as aprendizagens efetuadas e as que ainda precisam ser aprofundadas, uma vez que o projeto de reforço escolar é previsto para os anos de 2022 - 2023 - 2024.

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