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Educação: MP de Pelotas realiza Seminário de Planejamento Participativo

Educação: MP de Pelotas realiza Seminário de Planejamento Participativo

marco

Aconteceu nesta quarta-feira, 22, com a participação de representantes de 24 municípios da região e da 5ª Coordenadoria Regional da Educação, mais um Seminário de Planejamento Participativo no auditório da Promotoria de Justiça de Pelotas.

Coordenado pelo promotor Regional da Educação Paulo Roberto Charqueiro, o evento inaugurou um novo formato de debates, discutindo um tema específico na parte da manhã, sob mediação da professora da Universidade Federal de Pelotas Rita Cóssio, que falou sobre educação inclusiva. Para Rita, “é importante discutir os critérios gerais, mas é ainda mais importante discutir as peculiaridades de cada município”.

Paulo Charqueiro chama atenção para algo que a professora falava em seu discurso, onde ela esclarece que educação inclusiva não é apenas ter o aluno com deficiência dentro da escola, mas sim, fazer com que esse aluno tenha capacidade de aprender tanto quanto o aluno sem necessidades especiais.

À tarde foram trabalhados os dados da educação infantil que foram coletados junto aos municípios. “Cada cidade enviou informações que ajudam a ter um diagnóstico do modo como tem se dado a educação inclusiva nesses municípios”, explicou o promotor de Justiça. Com esses dados, foram definidas ações para que a Promotoria possa monitorar.

Por fim, foram tratados temas como violência nas escolas e dificuldade de aprendizagem, que foram propostos pelos próprios municípios na última reunião.

Os encontros são realizados de duas a três vezes por ano e fazem parte do programa de monitoramento das ações de planejamento estratégico da Promotoria Regional de Educação. O objetivo do Ministério Público com esses eventos, segundo a assistente social do Gabinete de Assessoramento Técnico Cíntia Pestano, é acompanhar e monitorar as ações na área da educação. Já existem algumas ações referentes a recursos humanos, educação infantil e transporte escolar.



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