Biblioteca

Entre em Contato


Endereço:
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto 80, Térreo

biblioteca@mprs.mp.br

Telefones:
(51) 3295-1779

Horário de funcionamento:
08:30 às 18:00

Imagem de cabeçalho

Apresentação

A Biblioteca João Bonumá está localizada no andar térreo da sede institucional do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – Porto Alegre/RS. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 08:30h às 18h. Nos meses de janeiro e fevereiro, funciona em horário especial adotado pela Procuradoria-Geral de Justiça do RS (PGJ/RS).

O objetivo da Biblioteca é prestar apoio às atividades institucionais dos membros, servidores e demais colaboradores do Ministério Público do RS. Para tanto, dispõe de acervo especializado em Direito, composto por livros, periódicos impressos e eletrônicos, bases de dados digitais e coleção de multimeios.

Os serviços de empréstimo e circulação de material são regidos pelo Provimento nº 87/2014. Conforme o Provimento, o empréstimo de material é autorizado a membros, servidores, estagiários, participantes do serviço voluntário do Ministério Público. O empréstimo de material para estagiários é feito mediante autorização expressa de sua chefia imediata, utilizando formulário especial disponível na página da Biblioteca na intranet. A Biblioteca também realiza empréstimo entre bibliotecas com instituições jurídicas similares. O acesso à comunidade é aberto para consulta local, podendo ser obtido empréstimo de material bibliográfico apenas para reprodução parcial, que deve ser devolvido no mesmo dia da retirada. 

A Biblioteca utiliza sistema informatizado para organização do seu catálogo. O sistema utilizado é o Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas, e o acesso pode ser feito via intranet ou internet. O Sistema Pergamum permite a pesquisa avançada no catálogo da Biblioteca, bem como a reserva e renovação de material para os usuários internos pelo Minha Conta na Biblioteca. O catálogo da Biblioteca oferece os dados de livros, periódicos e outros materiais pertencentes ao acervo, bem como registros analíticos de artigos de periódico (a partir de 2007) e capítulos de livros (no caso de obras que se constituam em compilações de textos independentes entre si). O Sistema oferece ainda, para o público interno cadastrado, serviços de DSI (Disseminação Seletiva de Informações), sugestões de aquisição, entre outros. 

A Biblioteca oferece, também, acesso a bases de dados jurídicas, tanto assinadas pela Procuradoria-Geral de Justiça, quanto alimentadas pelos bibliotecários. O acesso às bases de dados comerciais se dá no ambiente de intranet, mediante acesso aos sites das editoras contratadas e informação de login e senha da PGJ/RS, disponíveis para uso do público interno do Ministério Público.

A Biblioteca João Bonumá oferece ainda os seguintes serviços:

  • Pesquisa e auxílio à pesquisa doutrinária para membros e servidores do Ministério Público;
  • Catalogação na fonte para publicações do Ministério Público;
  • Guarda e organização da produção intelectual de membros e servidores do Ministério Público.

A Biblioteca João Bonumá oferece um agradável espaço de estudos, com mesas de consulta coletivas e individuais, poltronas para leitura, estantes com novas aquisições de livros e periódicos e computadores para consultas e pesquisas no catálogo informatizado. O usuário dispõe ainda de armário com chaves para guardar seus pertences.

Consulta ao Catálogo

Acesso ao catálogo Acesso ao catálogo

Utilize o link a seguir para realizar pesquisas, acessar seus dados pessoais (como empréstimos, reservas, etc) e fazer sugestões, além de outros serviços.

Perguntas Frequentes