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Campanha de segurança alimentar é lançada na Capital

Campanha de segurança alimentar é lançada na Capital

marco

“Antes de comer, melhor saber”. Este é o principal conceito da campanha de comunicação vinculada aos objetivos do Programa Segurança Alimentar RS, que foi lançada nesta terça-feira, 16, em coletiva de imprensa realizada no Ritter Hotel. A campanha contará com inserções em jornais, rádios, outdoors e redes sociais, além de material gráfico com informações sobre o que deve ser buscado em rótulos ou gôndolas. O objetivo é buscar a conscientização para que o consumidor se certifique a respeito de itens como a composição dos produtos, validade e origem.

EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Durante as manifestações na coletiva de imprensa, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen, referiu que este é um momento significativo, pois a campanha colabora para o exercício da cidadania dos consumidores gaúchos. “Nada é mais importante do que termos a possibilidade de buscar informações sobre a qualidade dos alimentos que estamos consumindo”, considerou.

PAPEL FISCALIZADOR

Na sequência, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, Caroline Vaz, ressaltou para o papel fiscalizador da população na precaução dos riscos à saúde com a ingestão de alimentos inadequados. “Por trás das relações de consumo temos os mais importantes direitos fundamentais envolvidos: a saúde e a vida que podem ser atingidos quando o alimento tiver algum tipo de impropriedade.”

MANIFESTAÇÕES

A Diretora do Procon-RS, Flávia do Canto, lembrou que o próprio Código de Defesa do Consumidor estabelece a harmonização das relações de consumo que começa pela educação. “Este é um projeto emblemático porque os consumidores e fornecedores devem ser educados”, avaliou. Por sua vez, o Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, considerou que o setor supermercadista tem a função de antecipar as soluções dos problemas, antes que cheguem na casa dos consumidores. “Temos o dever de participar de qualquer ação educativa e fiscalizadora, que busque a defesa do consumidor”.

Após as manifestações, um vídeo institucional com a participação do humorista Jair Kobe, interpretando o Guri de Uruguaiana, e do cantor MC Jean Paul foi exibido durante a coletiva de imprensa.

A campanha é uma realização do Ministério Público com o apoio da Agas, que disponibilizou recursos para execução das peças, Procon-RS, OAB/RS; e a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Consea/RS; Fecomércio-RS; Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor; Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária; e Secretaria Estadual da Saúde - Vigilância Sanitária e Ativa Multicanal.

Ouça aqui a Rádio MP.



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