Resolução CNRH n.º 16/01
RESOLUÇÃO Nº 16, DE 08 DE MAIO DE 2001
O CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS, no uso das competências que lhe são
conferidas pelo art. 13 da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, pelo art. 1º
do Decreto nº 2.612, de 3 de junho de 1998, e conforme o disposto em seu
Regimento Interno, e:
Considerando a necessidade da atuação integrada dos órgãos componentes do SNGRH
na execução da Política Nacional de Recursos Hídricos, em conformidade com as
respectivas competências, resolve:
Art. 1º. A outorga de direito de uso de recursos hídricos é o ato
administrativo mediante o qual a autoridade outorgante faculta ao outorgado
previamente ou mediante o direito de uso de recurso hídrico, por prazo
determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato,
consideradas as legislações específicas vigentes.
§ 1º. A outorga não implica alienação total ou parcial das águas, que são
inalienáveis, mas o simples direito de uso.
§ 2º. A outorga confere o direito de uso de recursos hídricos condicionado à
disponibilidade hídrica e ao regime de racionamento, sujeitando o outorgado à
suspensão da outorga.
§ 3º. O outorgado é obrigado a respeitar direitos de terceiros.
§ 4º. A análise dos pleitos de outorga deverá considerar a interdependência das
águas superficiais e subterrâneas e as interações observadas no ciclo
hidrológico visando a gestão integrada dos recursos hídricos
Art. 2º. A transferência do ato de outorga a terceiros deverá conservar as
mesmas características e condições da outorga original e poderá ser feita total
ou parcialmente quando aprovada pela autoridade outorgante e será objeto de
novo ato administrativo indicando o(s) titular(es).
Art. 3º. O outorgado poderá disponibilizar ao outorgante, a critério deste, por
prazo igual ou superior a um ano, vazão parcial ou total de seu direito de uso,
devendo o outorgante emitir novo ato administrativo.
Art. 4º Estão sujeitos à outorga:
I - a derivação ou captação de parcela de água existente em um corpo de água,
para consumo final, inclusive abastecimento público ou insumo de processo
produtivo;
II - extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de
processo produtivo;
III - lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou
gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição
final;
IV - o uso para fins de aproveitamento de potenciais hidrelétricos; e
V - outros usos e/ou interferências, que alterem o regime, a quantidade ou a
qualidade da água existente em um corpo de água.
Parágrafo único. A outorga poderá abranger direito de uso múltiplo e/ou
integrado de recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, ficando o
outorgado responsável pela observância concomitante de todos os usos a ele
outorgados.
Art. 5º. Independem de outorga:
I - o uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos
núcleos populacionais distribuídos no meio rural;
II - as derivações, captações e lançamentos considerados insignificantes, tanto
do ponto de vista de volume quanto de carga poluente; e
III - as acumulações de volumes de água consideradas insignificantes.
Parágrafo único. Os critérios específicos de vazões ou acumulações de volumes
de água consideradas insignificantes serão estabelecidos nos planos de recursos
hídricos, devidamente aprovados pelos correspondentes comitês de bacia
hidrográfica ou, na inexistência destes, pela autoridade outorgante.
Art. 6º. A outorga de direito de uso de recursos hídricos terá o prazo máximo
de vigência de trinta e cinco anos, contados da data da publicação do
respectivo ato administrativo, respeitados os seguintes limites de prazo:
I - até dois anos, para início da implantação do empreendimento objeto da
outorga;
II - até seis anos, para conclusão da implantação do empreendimento projetado.
§ 1º. O prazo de que trata o poderá ser prorrogado, pela respectiva autoridade
outorgante, respeitando-se as prioridades estabelecidas nos Planos de Recursos
Hídricos.
§ 2º. Os prazos de vigência das outorgas de direito de uso de recursos hídricos
serão fixados em função da natureza, finalidade e do porte do empreendimento,
levando-se em consideração, quando for o caso, o período de retorno do
investimento.
§ 3º. Os prazos a que se referem os incisos I e II deste artigo, poderão ser
ampliados quando o porte e a importância social e econômica do empreendimento o
justificar, ouvido o Conselho de Recursos Hídricos competente.
§ 4º. A outorga de direito de uso de recursos hídricos para concessionárias e
autorizadas de serviços públicos e de geração de energia hidrelétrica, bem como
suas prorrogações, vigorará por prazo coincidente com o do correspondente
contrato de concessão ou ato administrativo de autorização.
Art. 7º. A autoridade outorgante poderá emitir outorgas preventivas de uso de
recursos hídricos, instituídas pelo art. 6º da Lei nº 9.684, de 17 de julho de
2000, mediante requerimento, com a finalidade de declarar a disponibilidade de
água para os usos requeridos, observado o disposto no art. 13 da Lei nº 9.433,
de 8 de janeiro de 1997.
§ 1º. A outorga preventiva não confere direito de uso de recursos hídricos e se
destina a reservar a vazão passível de outorga, possibilitando, aos
investidores, o planejamento de empreendimentos que necessitem desses recursos.
§ 2º. O prazo de validade da outorga preventiva será fixado levando-se em conta
a complexidade do planejamento do empreendimento, limitando-se ao máximo de
três anos, findo o qual será considerado o disposto nos incisos I e II do
artigo anterior.
§ 3º. A outorga de que trata este artigo deverá observar as prioridades
estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos e os prazos requeridos no
procedimento de licenciamento ambiental.
Art. 8º. A autoridade outorgante deverá estabelecer prazos máximos de análise
dos procedimentos de outorga preventiva e de outorga de direito de uso,
considerando as peculiaridades da atividade ou empreendimento, a contar da data
da protocolização do requerimento, ressalvada a necessidade da formulação de
exigências complementares.
Art 9º. As outorgas preventiva e de direito de uso dos recursos hídricos
relativas a atividades setoriais, poderão ser objeto de resolução, em
consonância com o disposto nesta Resolução.
Art. 10. A autoridade outorgante deverá assegurar ao público o acesso aos
critérios que orientaram as tomadas de decisão referentes a outorga.
Art. 11. Para licitar a concessão ou autorizar o uso de potencial de energia
hidráulica, a Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL deverá promover, junto
à autoridade outorgante competente, a prévia obtenção de declaração de reserva
de disponibilidade hídrica, observando o período de transição conforme
estipulado na Lei nº 9.984, de 2000.
§ 1º. A declaração de reserva de disponibilidade hídrica será transformada,
pela respectiva autoridade outorgante, em outorga de direito de uso de recursos
hídricos à entidade que receber da ANEEL a concessão ou a autorização de uso do
potencial de energia hidráulica.
§ 2º. A declaração de reserva de disponibilidade hídrica obedecerá ao disposto
no art. 13 da Lei nº 9.433, de 1997, e será fornecida em prazos a serem
regulamentados.
Art. 12. A outorga deverá observar os planos de recursos hídricos e, em
especial:
I - as prioridades de uso estabelecidas;
II - a classe em que o corpo de água estiver enquadrado, em consonância com a
legislação ambiental;
III - a preservação dos usos múltiplos previstos; e
IV - a manutenção das condições adequadas ao transporte aqüaviário, quando
couber.
§ 1º. As vazões e os volumes outorgados poderão ficar indisponíveis, total ou
parcialmente, para outros usos no corpo de água, considerando o balanço hídrico
e a capacidade de autodepuração para o caso de diluição de efluentes.
§ 2º. A vazão de diluição poderá ser destinada a outros usos no corpo de água,
desde que não agregue carga poluente adicional.
Art. 13. A emissão da outorga obedecerá, no mínimo, às seguintes prioridades:
I - o interesse público;
II - a data da protocolização do requerimento, ressalvada a complexidade de
análise do uso ou interferência pleiteados e a necessidade de complementação de
informações.
Art. 14. Os Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas deverão
considerar as outorgas existentes em suas correspondentes áreas de abrangência
e recomendar às autoridades outorgantes, quando for o caso, a realização de
ajustes e adaptações nos respectivos atos.
Art. 15. A outorga de direito de uso da água para o lançamento de efluentes
será dada em quantidade de água necessária para a diluição da carga poluente,
que pode variar ao longo do prazo de validade da outorga, com base nos padrões
de qualidade da água correspondentes à classe de enquadramento do respectivo
corpo receptor e/ou em critérios específicos definidos no correspondente plano
de recursos hídricos ou pelos órgãos competentes.
Art. 16. O requerimento de outorga de uso de recursos hídricos será formulado
por escrito, à autoridade competente e instruído com, no mínimo, as seguintes
informações:
I - em todos os casos:
a) identificação do requerente;
b) localização geográfica do(s) ponto(s) característico(s) objeto do pleito de
outorga, incluindo nome do corpo de água e da bacia hidrográfica principal;
c) especificação da finalidade do uso da água;
II - quando se tratar de derivação ou captação de água oriunda de corpo de água
superficial ou subterrâneo:
a) vazão máxima instantânea e volume diário que se pretenda derivar;
b) regime de variação, em termos de número de dias de captação, em cada mês, e
de número de horas de captação, em cada dia;
III - quando se tratar de lançamento de esgotos e demais resíduos líquidos ou
gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição
final:
a) vazão máxima instantânea e volume diário a ser lançado no corpo de água
receptor e regime de variação do lançamento;
b) concentrações e cargas de poluentes físicos, químicos e biológicos.
Parágrafo único. Os estudos e projetos hidráulicos, geológicos, hidrológicos e
hidrogeológicos, correspondentes às atividades necessárias ao uso dos recursos
hídricos, deverão ser executados sob a responsabilidade de profissional
devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia-CREA.
Art. 17. O requerimento de outorga e seus anexos deverão ser protocolizados
junto à autoridade outorgante competente, de acordo com a jurisdição onde se
localizarem os corpos de água objetos da outorga.
Art. 18. O processo objeto do requerimento de outorga de direito de uso de
recursos hídricos, poderá ser arquivado quando o requerente deixar de
apresentar as informações ou documentos solicitados pela autoridade outorgante,
após três meses contados da data da solicitação.
Art. 19. Os pedidos de outorga poderão ser indeferidos em função do não
cumprimento das exigências técnicas ou legais ou do interesse público, mediante
decisão devidamente fundamentada, devendo ser publicada na forma de extrato no
Diário Oficial.
Art. 20. Do ato administrativo da outorga, deverão constar, no mínimo, as
seguintes informações:
I - identificação do outorgado;
II - localização geográfica e hidrográfica, quantidade, e finalidade a que se
destinem as águas;
III - prazo de vigência;
IV - obrigação, nos termos da legislação, de recolher os valores da cobrança
pelo uso dos recursos hídricos, quando exigível, que será definida mediante
regulamento específico;
V - condição em que a outorga poderá cessar seus efeitos legais, observada a
legislação pertinente, e
VI - situações ou circunstâncias em que poderá ocorrer a suspensão da outorga
em observância ao art. 15 da Lei nº 9.433, de 1997 e do art. 24 desta Resolução.
Art. 21. A autoridade outorgante manterá cadastro dos usuários de recursos
hídricos contendo, para cada corpo de água, no mínimo:
I - registro das outorgas emitidas e dos usos que independem de outorga;
II - vazão máxima instantânea e volume diário outorgado no corpo de água e em
todos os corpos de água localizados a montante e a jusante;
III - vazão máxima instantânea e volume diário disponibilizados no corpo de
água e nos corpos de água localizados a montante e a jusante, para atendimento
aos usos que independem de outorga, e
IV - vazão mínima do corpo de água necessária à prevenção da degradação
ambiental, à manutenção dos ecossistemas aquáticos e à manutenção de condições
adequadas ao transporte aqüaviário, quando couber, dentre outros usos.
§ 1º. As informações sobre o cadastro e o registro das outorgas integrarão o
Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos.
§ 2º. o A cada emissão de nova outorga a autoridade outorgante fará o registro
do aumento da vazão e do volume outorgados no respectivo corpo de água.
§ 3º. Será obrigatório o cadastro para qualquer tipo de uso de recurso hídrico,
e deverá ser efetuada a comunicação à autoridade outorgante, da paralisação
temporária de uso por período superior a seis meses, bem como da desistência
do(s) uso(s) outorgado(s).
Art. 22. O outorgado interessado em renovar a outorga deverá apresentar
requerimento à autoridade outorgante competente com antecedência mínima de
noventa dias da data de término da outorga.
§ 1º. O pedido de renovação somente será atendido se forem observadas as
normas, critérios e prioridades vigentes na época da renovação.
§ 2º. Cumpridos os termos do , se a autoridade outorgante não houver se
manifestado expressamente a respeito do pedido de renovação até a data de
término da outorga, fica esta automaticamente prorrogada até que ocorra
deferimento ou indeferimento do referido pedido.
Art. 23. As outorgas emitidas serão publicadas no Diário Oficial da União, do
Estado ou do Distrito Federal, conforme o caso, na forma de extrato, no qual
deverá constar, no mínimo, as informações constantes do art. 20, desta
Resolução.
§ 1º. Fica facultada às autoridades outorgantes a adoção de sistema eletrônico
para requerimento das outorgas, podendo dispensar a apresentação dos originais
da documentação exigível, desde que seja assegurada sua disponibilidade a
qualquer tempo, para fins de verificação e fiscalização.
§ 2º. Caso a autoridade outorgante verifique inexatidão quanto à documentação
apresentada pelo requerente, serão aplicadas as sanções cabíveis, previstas em
lei.
Art. 24. A outorga de uso de recursos hídricos poderá ser suspensa pela
autoridade outorgante, parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo
determinado, sem qualquer direito de indenização ao usuário, nas seguintes
circunstâncias:
I - não cumprimento pelo outorgado dos termos da outorga;
II - ausência de uso por três anos consecutivos;
III - necessidade premente de água para atender a situações de calamidade,
inclusive as decorrentes de condições climáticas adversas;
IV - necessidade de se prevenir ou reverter grave degradação ambiental;
V - necessidade de se atender a usos prioritários de interesse coletivo para os
quais não se disponha de fontes alternativas;
VI - necessidade de serem mantidas as características de navegabilidade do
corpo de água, e
VII - indeferimento ou cassação da licença ambiental.
§ 1º. A suspensão da outorga só poderá ser efetivada se devidamente
fundamentada em estudos técnicos que comprovem a necessidade do ato.
§ 2º. A suspensão de outorga de uso de recursos hídricos, prevista neste
artigo, implica automaticamente no corte ou na redução dos usos outorgados.
Art. 25. A outorga de direito de uso de recursos hídricos extingue-se, sem
qualquer direito de indenização ao usuário, nas seguintes circunstâncias:
I - morte do usuário - pessoa física;
II - liquidação judicial ou extrajudicial do usuário - pessoa jurídica, e
III - término do prazo de validade de outorga sem que tenha havido tempestivo
pedido de renovação.
Parágrafo único. No caso do inciso I deste artigo, os herdeiros ou
inventariantes do usuário outorgado, se interessados em prosseguir com a
utilização da outorga, deverão solicitar em até cento e oitenta dias da data do
óbito, a retificação do ato administrativo da portaria, que manterá seu prazo e
condições originais, quando da definição do(s) legítimo(s) herdeiro(s), sendo
emitida nova portaria, em nome deste(s).
Art. 26. Quando da ocorrência de eventos críticos na bacia hidrográfica, a
autoridade outorgante poderá instituir regime de racionamento de água para os
usuários, pelo período que se fizer necessário, ouvido o respectivo Comitê.
§ 1º. Serão prioritariamente assegurados os volumes mínimos necessários para
consumo humano e dessedentação de animais.
§ 2º. Em caso onde haja o não atendimento da vazão outorgada, poderá o usuário
prejudicado solicitar providências à autoridade outorgante, de modo a garantir
providencias que assegure o seu direito de uso ou o tratamento eqüitativo.
§ 3º. Poderão ser racionadas, indistintamente, as captações de água e/ou as
diluições de efluentes, sendo que, neste último caso, o racionamento poderá
implicar restrição ao lançamento de efluentes que comprometam a qualidade de
água do corpo receptor.
Art 27. As Unidades da Federação a quem compete a emissão das outorgas dos
recursos hídricos subterrâneos, deverão manter os serviços indispensáveis à
avaliação destes recursos, ao comportamento hidrológico dos aqüíferos e ao
controle da qualidade e quantidade.
Art. 28. Em caso de conflito no uso das águas subterrâneas de aqüíferos que se
estendam a mais de uma Unidade da Federação, caberá ao Conselho Nacional de
Recursos Hídricos arbitrá-lo.
Art. 29. A autoridade outorgante poderá delegar às Agências de Água o exercício
das seguintes atividades relacionadas à outorga de uso dos recursos hídricos
situados em suas respectivas áreas de atuação:
I - recepção dos requerimentos de outorga;
II - análise técnica dos pedidos de outorga;
III - emissão de parecer sobre os pedidos de outorga.
Art. 30. O ato administrativo de outorga não exime o outorgado do cumprimento
da legislação ambiental pertinente ou das exigências que venham a ser feitas
por outros órgãos e entidades competentes.
Art. 31. O outorgado deverá implantar e manter o monitoramento da vazão captada
e/ou lançada e da qualidade do efluente, encaminhando à autoridade outorgante
os dados observados ou medidos na forma preconizada no ato da outorga.
Art. 32. O não cumprimento ao disposto nesta Resolução acarretará aos
infratores as sanções previstas na Lei nº 9.433, de 1997, e na legislação
correlata.
Art. 33. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ SARNEY FILHO RAIMUNDO JOSÉ SANTOS GARRIDO
Presidente do Conselho Secretário Executivo
Menu Principal |