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Pirapó
Até 5 mil
Santo Ângelo
Gestão municipal
Recuperando e Aprendendo - Recomposição das Aprendizagens
Recuperação de aprendizagens

Oferecer estratégias de aprendizagem por meio de ferramentas pedagógicas, tecnológicas, e impressas para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem do aluno, com foco na recuperação de aprendizagens, reafirmando o vínculo escola – professor – aluno – família, considerando que o aluno como ser, é condicionado à aprendizagem em qualquer tempo e lugar. ? Realizar a avaliação diagnóstica da turma, com o objetivo de perceber as competências e habilidades adquiridas, bem como as lacunas presentes; ? Acolher as singularidades das crianças; ? Perceber seus conhecimentos prévios; ? Proporcionar no turno inverso atividades para sanar as dificuldades específicas apresentadas pela criança; ? Repensar o fazer pedagógico com base nas mudanças pelas quais a sociedade, de um modo geral, tem passado; ? Utilizar as ferramentas necessárias para possibilitar a efetivação do contato professor – alunos no período da quarentena, quando o aluno estiver em isolamento; ? Pesquisar e sugerir aplicativos, sites, canais do youtube e meios diversos que possam nortear a rotina dos discentes, amenizando as perdas relativas às faltas de aulas presenciais durante o período em que estivemos no ensino remoto e/ou escalonado; ? Construir roteiros de estudo para que alunos utilizem os livros do PNLD e os cadernos de apoio ao currículo para reforçarem suas aprendizagens; ? Trabalhar a sensibilização de toda a equipe escolar e dos responsáveis pelos estudantes;

Diante dos últimos dois anos vivenciados devido a pandemia que nos exigiu formas diferentes no que diz respeito a oferta da educação para além da presencialidade, faz-se necessário a partir da avaliação diagnóstica identificar os diferentes níveis de desenvolvimento e aprendizagem das crianças/estudantes para planejar alternativas de minimizar suas defasagens, com base nas aprendizagens essenciais definidas para este período de excepcionalidade, bem como as que não foram possíveis, mas precisam ser garantidas. Importante compreender as causas das dificuldades de aprendizagem, para considerar isto no momento de planejar as intervenções necessárias para atender as especificidades de cada um. A elaboração do Plano de Recuperação das Aprendizagens requer planejamento, novas metodologias e uma constante avaliação do processo de cada criança/estudante no sentido de promover o avanço e sanar as lacunas de aprendizagem para que com o tempo possamos aproximar os objetos do conhecimento ao ano escolar previsto. Nº DE HORAS/MÊS/ FORMATO ATIVIDADE 8h ABRIL Presencial - Passos para elaboração do Programa/Plano de Recuperação das Aprendizagens - Oficina de atividades sugestivas para avaliação diagnóstica com base no processo de alfabetização e na matemática 4 MAIO Presencial - Proposta Interdisciplinar para inovar práticas pedagógicas 4 JUNHO À distância - Análise do Programa/Plano de Recuperação das Aprendizagens elaborados, com sugestões 8 JULHO Presencial - Oficina prática com os professores a partir das demandas solicitadas 4 AGOSTO À distância - Análise dos relatórios de avaliação realizados pelos professores nas turmas do Programa/Plano de Recuperação das Aprendizagens 8 SETEMBRO Online - Compreensão das dificuldades de aprendizagem que ainda persistem após a análise dos relatórios com sugestões de novas metodologias e atividades 4 OUTUBRO Presencial - Seminário Final com exposição das aprendizagens significativas vivenciadas no Programa/Plano de Recuperação das Aprendizagens (Posters e vídeos)

Seminário Final com exposição das aprendizagens significativas vivenciadas no Programa/Plano de Recuperação das Aprendizagens (Posters e vídeos) Aplicar novamente uma avaliação diagnóstica com o intuito de comprovar o avanço e o índice de aproveitamento projeto.

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