MP reúne mais de 1200 crianças e adolescentes na Festa de Natal dos Acolhidos

MP reúne mais de 1200 crianças e adolescentes na Festa de Natal dos Acolhidos

flaviaskb

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou nesta quarta-feira, 06, da cerimônia de abertura da Festa de Natal dos Acolhidos, evento que há quatro anos reúne crianças e adolescentes das casas de acolhimento de Porto Alegre.

Em sua manifestação, Dallazen ressaltou a importância da confraternização, tradicionalmente coordenada pela Promotoria da Infância e da Juventude, através da promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga. Disse, ainda, que mais do que uma festa com o espírito Natalino, essa é uma oportunidade de as instituições parceiras do Ministério Público aprimorarem o trabalho conjunto que vem sendo realizado em prol dessas crianças e adolescentes. “É muito importante a participação que cada um tem aqui para proporcionar essa festa tão bonita para essas crianças e jovens. Esse é o coroamento de um ano de trabalho e de muitos projetos que todos nós estamos desenvolvendo juntos e, também, é o início de mais um ano, no qual buscaremos avançar nessa área tão importante que é a infância”, concluiu o PJG.

A festa, que contou com participação de cerca de 1200 crianças e adolescentes acolhidos, teve momentos de grande alegria, com brincadeiras, capoeira e shows. Passaram pelo palco o cantor Marcelo Cachoeira, Mc da VR, Samba Tri, Jalhesa Pereira, Pepper Pop, Coral do Pão dos Pobres e o grupo Versos de Liberdade, da Casa Poema, com a participação especial da atriz, cantora e poetiza, Elisa Lucinda. Ex-jogadores do Sport Club Internacional também passaram pelo palco.

O momento mais esperado da festa foi a chegada do Papai Noel, no caminhão do corpo de bombeiros. Ele distribuiu presentes de Natal, oferecidos pelos apoiadores do evento, para todas as crianças.

Cinara Vianna Dutra Braga, que coordena o evento, em sua fala, explicou que o MP também tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a situação das crianças e adolescentes que crescem na expectativa de encontrar uma família substituta e ter também oportunidades de desenvolvimento sociocultural. “A visibilidade desse momento é muito importante, projetos desenvolvidos esse ano com as instituições parceiras, e são muitas, têm mudado realmente a vida dessas crianças. Aqui, temos a oportunidade de convidar também autoridades, pessoas que com possibilidades de proporcionar qualidade de vida dentro dos acolhimentos, como habitabilidade e segurança, e, principalmente, aqueles que têm condições de fazer com que os processos de adoção sejam mais céleres”, concluiu a promotora.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, que também participou da cerimônia de abertura do evento, reforçou a importância da festa de Natal para as crianças que estão acolhidas e que já sofreram uma série de violências e violações de direitos. “É um momento de alegria para elas e nós sabemos que eles esperam o ano inteiro por isso, além disso, o Rio Grande do Sul é um dos Estados que mais abriga crianças e adolescentes no Brasil, então esse é um momento de chamar, mais uma vez, a atenção das pessoas para esse tema”, ressaltou Denise.

PARCEIROS

A festa aconteceu em parceria com o Sport Club Internacional e a Holding Beira-Rio, com apoio da Associação do Ministério Público, Escola Superior do Ministério Público, Prefeitura de Porto Alegre, Fasc, Companhia Zaffari, Justiça Federal, Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, EPTC, Corsan, OAB, Defensoria Pública do Estado, Pinheiro Neto, Jalhesa Pereira, Oca de Savóia, Cachorro do Rosário, Grupo Funny,Casa Mata,Trevisan, Jasson, Projeto Amor, Bodyteck Meninos do Colégio Farroupilha, Demae e Banda e Coral da Fundação O Pão dos Pobres.

PRESENÇAS

Estavam presentes ao evento o corregedor-geral do Ministério Público, Ivan Melgaré, os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Administrativos, Benhur Biancon Junior, e de Gestão Estratégica, Ana Petrucci, o chefe de Gabinete do PGJ e secretário-geral do MP, Júlio Mello, os vice-predientes da AMP, João Ricardo dos Santos Tavares e Martha Beltrame, além de membros e servidores do MP.