Acessibilidade

A acessibilidade à Web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo.

O processo para desenvolver um sítio acessível é realizado em três passos: Seguir os padrões Web; Seguir as diretrizes ou recomendações de acessibilidade; Realizar a avaliação de acessibilidade.

O site do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul preza pela conformidade com as recomendações de acessibilidade para conteúdo da Web.

A implementação respeita padrões web e atende a recomendações constantes de guias de acessibilidade, tais como o eMag e WCAG 1.0 (Web Content Accessibility Guidelines). Dentre estas se podem citar: organizar o código HTML de forma lógica e semântica, utilizar corretamente os níveis de cabeçalho, não utilizar tabelas para diagramação, disponibilizar funções da página via teclado, identificar e descrever erros de entrada de dados, confirmar o envio das informações, informar o usuário sobre sua localização na página e estabelecer uma ordem lógica de navegação.

Além disso, as tecnologias utilizadas no site de permitem acesso por múltiplos dispositivos e favorecem os móveis, já que atualmente grande parte dos acessos a sites de internet são feitos por meio de destes.

Caso tenha alguma sugestão de aprimoramento, contate-nos pelo e-mail internet@mprs.mp.br.