MP ON
O MP On é um programa do Ministério Público do RS voltado à promoção de educação digital para pais, professores, orientadores, crianças e adolescentes, com o propósito de levar conhecimento a respeito do uso seguro da internet e das redes sociais.

Sobre


O mundo cibernético possui grandes benefícios, especialmente considerando que vivemos em uma sociedade interconectada e digital.

Por isso, é cada vez maior a importância da educação digital para o uso seguro da internet e como prevenção à violência on-line, principalmente entre crianças e adolescentes.

Pensando nisso, foi desenvolvido o MP On, centralizando as iniciativas do MPRS já existentes e outras que surgirão voltadas à proteção da criança e do adolescente.

O projeto é composto atualmente pelas campanhas Quando uma imagem Vira Pesadelo - Parte I e II; Chatbot “Fale com a Manú”; Cartilhas e Vídeos alertando para educação digital e segurança no uso adequado da internet. Eles abordam os riscos do uso inadequado da internet, do consumo exacerbado de mercadorias, do acesso a conteúdos inapropriados, do compartilhamento de imagens íntimas e orientam sobre as possíveis formas de apoio e prevenção.

Saiba mais sobre o projeto.

Junte-se a nós e traga sua ideia!

Educação Digital

Conheça os principais tipos de violência que ocorrem no mundo digital

Baseado no bom senso para a convivência de todos os usuários, este manual reúne um conjunto de regras gerais de comportamento na internet.
Cartilha

Cartilha
A internet é uma rica fonte de informação, estudo, trabalho, diversão... Mas deve ser utilizada com responsabilidade. Veja como navegar com segurança e conheça seus diretos e deveres no ambiente virtual.

Projetos em andamento

CAMPANHA “QUANDO UMA IMAGEM VIRA PESADELO”

A campanha, desenvolvida pelo Ministério Público do RS numa parceira entre o Gabinete de Comunicação, Promotores de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, CAOIJEFAM e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tem como objetivo a prevenção à postagem e ao compartilhamento de imagens íntimas de crianças e adolescentes. Além dos vídeos abaixo, foram desenvolvidas outras peças com conteúdos para reforçar a mensagem da campanha como site (link a seguir); chatbot "Fale com a Manú", que busca orientar meninas que enviaram ou pensam em enviar uma imagem íntima ou tiveram uma foto compartilhada, e flyers digitais, que estão disponíveis na seção de Downloads.

Site: http://bit.ly/BastaUmaFoto

Parte I – retrata uma adolescente que está prestes a compartilhar suas fotos íntimas após sofrer grooming. Trata-se de um pesadelo que reflete os sentimentos que passaram a atormentá-la. Ao acordar, dá-se conta que não é real e sente-se aliviada.


Parte II – retrata um adolescente que compartilha as fotos íntimas de sua namorada e, quando chega à escola, tem sua conduta reprovada pelos colegas.

Fale com a Manú

Voltada a crianças e adolescentes, o Fale com a Manú é uma ferramenta de inteligência artificial, um espaço de contato simples e rápido, via Facebook, para dividir suas angústias sobre uma imagem que pensam em enviar ou já enviaram ou, ainda, fotos suas compartilhadas na internet.

A personagem foi criada para orientar meninas, que podem estar se sentindo vulneráveis, para tirar dúvidas e para oferecer informações de como devem proceder para algum tipo de encaminhamento.

Está passando por alguma situação de compartilhamento de imagem íntima ou sabe de alguém que esteja passando por isso? Fale com a Manú!

Fale com a Manú

Downloads

Os materiais de divulgação abaixo podem ser copiados e distribuídos, desde que sua fonte seja citada e se mantenha a mesma licença de livre acesso.


MP ON - Apresentação

Conheça o projeto


Sabe o que é?

Os principais tipos de violência on line


Cartaz Digital "Fale com a Manú"

Material sobre o chatbot


Cartaz Digital Compartilhamento

Documento sobre envio de imagens


Netiqueta

Manual sobre etiqueta na internet


Manual para uso seguro internet

Como navegar com segurança - direitos e deveres


Fale conosco

Entre em contato com o MP

Clique aqui

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80
Porto Alegre - RS   CEP: 90050-190
Telefone: (51) 3295.1100
Horário de atendimento: 08h30 às 18h00