MP oficia Bombeiros para evitar novos incidentes com sinalizadores em estádios

MP oficia Bombeiros para evitar novos incidentes com sinalizadores em estádios

flaviaskb

A Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor enviou ofícios ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14, onde trata de assuntos relativos à segurança nos estádios de futebol.

SOBRE A ARENA

O Ministério Público instaurou um inquérito civil com objetivo de investigar deficiência nas questões de segurança do Estádio Arena do Grêmio, em especial: presença de público além da capacidade do Estádio; disponibilização de número insuficiente de seguranças e orientadores aos grandes jogos, frente ao público recebido no Estádio; e comercialização indevida de cadeiras pertencentes a sócios do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense.

Encaminhou também cópia do expediente, juntamente com a ata da audiência realizada com os Bombeiros em 12 de dezembro, além de notícia veiculada no site www.gauchazh.com.br, que descreve a situação vivenciada por vítima do uso indiscriminado de sinalizadores, para fins de adoção das providências e penalidades pertinentes.

Os problemas com sinalizadores, que causaram danos à saúde em torcedores, deixando um em estado grave e outro com queimaduras pelo corpo, aconteceram no dia 22 de novembro na Arena, durante a primeira partida da final da Copa Libertadores da América, e no dia 29 seguinte, durante a Fan Fest, também realizada no local.

A Promotoria também pede, tendo em vista a realização da Fan Fest “Queremos o Planeta”, no próximo sábado, dia 16 de dezembro, a partir do meio-dia, na Arena do Grêmio, com previsão de 40 mil pessoas, e considerando o uso de sinalizadores nos jogos de futebol e grandes eventos recentes, “a adoção imediata das medidas cabíveis e o encaminhamento de relatório para a Promotoria do Torcedor”.

SOBRE O BEIRA-RIO

O MP também oficiou os Bombeiros para que sejam tomadas providências em relação às questões de segurança no Estádio Beira-Rio. Considerando o procedimento administrativo instaurado com objetivo de verificar as questões de segurança do Estádio Beira-Rio, foi encaminhado ofício ao Juizado Especial do Torcedor noticiando o uso indiscriminado de sinalizadores na partida de futebol feminino amador, realizada dia 09 de dezembro, no Estádio Beira-Rio, para fins de adoção das providências e penalidades pertinentes.

Além disso, tendo em vista a realização do jogo beneficente, denominado Lance de Craque, no Estádio Beira-Rio, no sábado, dia 16 de dezembro, a partir das 20h, e considerando o uso de sinalizadores nos jogos de futebol e grandes eventos recentes, “o MP requer a adoção imediata das medidas cabíveis e o encaminhamento de relatório à Promotoria do Torcedor”.

No documento o MP solicita que, caso os Bombeiros façam visitas extraordinárias aos Estádios Arena e Beira-Rio, a Promotoria Especializada do Torcedor seja comunicada para que possa fazer o acompanhamento.