Menu Mobile

Portal Dados Abertos MPRS está no ar

Portal Dados Abertos MPRS está no ar

marco

Em uma atitude pioneira no país, o Ministério Público gaúcho lança, nesta quarta-feira, 17, o Portal Dados Abertos MPRS. O objetivo é colocar à disposição da população gaúcha todo o conteúdo que foi desenvolvido para atender ao que é determinado pelo art. 8º, § 3º, incs. II e III, da Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação.

Conforme a Coordenadora do Serviço de Informações e Atendimento ao Cidadão – Siac, Karin Genz, com o lançamento, o MP gaúcho está disponibilizando todos os dados de sua atividade-fim com a intenção de firmar a transparência como um valor interinstitucional e dar o exemplo para os demais órgãos públicos. “A transparência é um valor importante para nós”, frisa a Promotora de Justiça. “Nossa intenção é que os outros órgãos sigam na mesma linha de abrir os seus dados”, acrescenta a Coordenadora do Siac.

Conduzido pelo Siac, o Portal contém dados que refletem o trabalho realizado por seus membros e servidores em todas as Promotorias de Justiça do Estado. Ele foi desenvolvido contendo os dados quantitativos das atividades realizadas pelas Promotorias de Justiça do Estado, bem como alguns aplicativos que viabilizam a análise destes dados de forma diferenciada. O interessado, por exemplo, poderá comparar os dados de todas as atuações do MP em termos de compromisso de ajustamento de conduta celebrados.

Conforme a Coordenadora do Siac, com o acesso ao Portal, a população não somente tomará conhecimento da atuação do Ministério Público, mas poderá comparar algo que é de interesse de todos e deve ser aberto. Karin Genz também acredita que a fiscalização da transparência dos outros órgãos será, a partir deste lançamento, “mais efetiva e sairá fortalecida” para o futuro.

DADOS ABERTOS

O conceito de Dados Abertos não é novo, mas a definição formal é relativamente nova. Consiste na publicação e disseminação de informações na Internet, compartilhadas em formatos abertos, legíveis por máquinas, e que possam ser livremente reutilizadas de forma automática pela sociedade. Com a sua utilização, o cidadão poderá verificar, esclarecer, fiscalizar e acompanhar aquilo que é do seu interesse.

Para acessar os Dados Abertos MPRS clique aqui.