Sala de ensaios da Ospa é inaugurada na Capital

Sala de ensaios da Ospa é inaugurada na Capital

marco

Através de repasse da Procuradoria de Fundações, foram concluídas as obras da sala de ensaio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O espaço, localizado Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), foi inaugurado na noite desta terça-feira, 7, com a presença do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, e do governador do RS, José Ivo Sartori.

Os primeiros ensaios do ano, voltados para o concerto de Abertura da Temporada 2017, já ocorrerão nesta sala, que conta com uma área de 1.734 metros quadrados. A Procuradoria de Fundações repassou aproximadamente R$ 1 milhão para a Fundação Cultural Pablo Komlós, responsável pela execução da obra. Os recursos são provenientes de saldos de fundações que passaram por processo de extinção e que são geridos pela Procuradoria do Ministério Público.

Durante sua manifestação, Marcelo Dornelles registrou a importância da inauguração do espaço para a cultura gaúcha e para os músicos. O chefe do MP ressaltou o trabalho do coordenador da Procuradoria de Fundações, Keller Dornelles Clós, e da promotora-assessora Carmen Conti na concretização desta inauguração da sala da Ospa, que também contou com a presença do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen.

“O trabalho do MP no combate à corrupção e à criminalidade são conhecidos, mas também é relevante mostrar este lado da Instituição, que pode ser parceira e solidária, dentro dos seus limites. Este ato demonstra ainda um novo perfil de atuação da Procuradoria de Fundações, menos formal e desburocratizada”, avaliou.

Por sua vez, o governador do RS agradeceu o trabalho desempenhado pelo Ministério Público e afirmou que gradativamente o Estado vai superando impasses e materializando o valor que a Ospa tem para o Rio Grande do Sul. "Estamos resgatando uma dívida do passado e projetando um cenário para o futuro", avaliou Sartori. As novas instalações da orquestra foram concluídas em 76 dias.

Também participaram da inauguração a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o secretário Estadual da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, o presidente da Fundação Cultural Pablo Komlós, Luiz Osvaldo Leite e o maestro da Ospa, Evandro Matté.