MP faz lançamento da XIX edição do Prêmio Jornalismo e de novo site com interface para dispositivos móveis

MP faz lançamento da XIX edição do Prêmio Jornalismo e de novo site com interface para dispositivos móveis

marco

Na data em que é comemorado o Dia Estadual do Ministério Público, a Instituição lançou, na manhã desta quinta-feira, 29, em um café da manhã oferecido à Imprensa, mais uma edição do seu tradicional Prêmio Jornalismo e também colocou no ar seu novo site, com interface adaptada para acesso por dispositivos móveis. A cerimônia ocorreu na sede institucional.

NOVO SITE

Ao fazer a apresentação do novo site do Ministério Público do RS, a subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Petrucci, destacou que, nos dias atuais, o acesso do cidadão aos serviços prestados pela Instituição passa, quase que em sua totalidade, pelo modo virtual. Desta forma, segundo ela, “é fundamental que o cidadão tenha o Ministério Público na palma de sua mão”. Ela explicou detalhadamente os serviços disponíveis na nova versão do site e enfatizou que o objetivo da Instituição, nos próximos anos, é incrementar o atendimento virtual, que vem crescendo a cada dia.

PRÊMIO JORNALISMO

Foi lançada a XIX edição do Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul. O objetivo é laurear as melhores reportagens editadas em “jornal, rádio, televisão e Web”, sobre as ações do MP. Há, ainda, premiação para “fotografias” que, de alguma forma, expressem o trabalho dos promotores de Justiça ou da Instituição.

PARCERIA

Evidenciando o Dia do Ministério Público do RS, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, assinalou a importância do trabalho realizado pela Instituição em todos os municípios gaúchos. “O cidadão busca seus direitos nas sedes do MP que existem em todas as comarcas”, disse. Também destacou que o novo site da Instituição objetiva aproximar o cidadão e o promotor de Justiça de uma forma rápida e eficiente.

Em relação ao trabalho desenvolvido conjuntamente com os veículos de comunicação, o chefe do MP frisou que é preciso melhorar e fortalecer a parceria na defesa dos direitos do cidadão, uma vez que cada um tem “o seu tempo” apropriado para atuar. Fabiano Dallazen também valorizou a atuação dos veículos e profissionais que sempre souberam “mostrar o trabalho do Ministério Público, especialmente no combate à corrupção”. Ressaltou, ainda, que o lançamento de mais uma edição do Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul visa estreitar cada vez mais a parceria da Instituição com profissionais e veículos de comunicação.

CATEGORIA ESPECIAL

Esta edição também concederá uma premiação especial para a melhor reportagem, independente da mídia, que destaque a atuação do Ministério Público na área da segurança pública. Neste ano, a categoria especial terá gravado no troféu oferecido pelo MP o nome de Ricardo Grecellé. É uma homenagem ao jornalista que trabalhou 15 anos na Instituição e faleceu em novembro do ano passado.

A premiação é realizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e patrocínio do Hotel Continental Canela.

FINALIDADE

O concurso de jornalismo foi criado em 1999 pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público, em virtude do grande leque de atribuições da Instituição e a alta função social que lhe foi conferida pela Constituição Federal, além da necessidade, cada vez maior, do conhecimento de suas atividades e realizações. O objetivo é premiar as matérias jornalísticas que “melhor esclarecerem a opinião pública sobre as competências do MP, bem como seu papel e atuação perante a sociedade”. Serão concedidos aos vencedores prêmio em dinheiro, comendas e um final de semana no Hotel Continental, em Canela.

INSCRIÇÕES

Os jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar as matérias à Assessoria de Imprensa – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, 14º andar da Torre Norte, POA - no período entre 16 de outubro e 14 de novembro deste ano, conforme o exigido no regulamento que pode ser acessado aqui.

PRESENÇAS

Estiveram presentes na cerimônia os subprocuradores-gerais de Justiça Marcelo Lemos Dornelles, Ana Petrucci e Cesar Faccioli (que representou a Escola do MP); o presidente da AMP, Sérgio Harris; o chefe de gabinete, Júlio César de Melo; os vice-presidentes da AMP, Martha Beltrame e João Ricardo dos Santos Tavares; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, Milton Simas; o representante do Grupo RBS, Norton Kappel; o vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, Ciro Castilhos Machado; a secretária dos Órgãos Colegiados, Martha Weiss Jung; além de promotores-assessores, membros e servidores do MP e jornalistas de veículos do Rio Grande do Sul.