Novos Conselheiros tomam posse em cerimônia no Palácio do MP

Novos Conselheiros tomam posse em cerimônia no Palácio do MP

marco

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, 6, no Palácio do Ministério Público, o colendo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça empossou novos Conselheiros titulares e suplentes do Conselho Superior do MP para o biênio 2015-2017, eleitos recentemente pela classe. O Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles, presidiu a sessão solene.

Foram empossados Simone Mariano da Rocha, Veleda Maria Dobke, Renato Vinhas Velasques, Ubaldo Alexandre Licks Flores, como titulares; além de Renoir da Silva Cunha, Fábio Costa Pereira, Synara Jacques Buttelli e Maria Cristina Cardoso Moreira de Oliveira, como suplentes. Eduardo de Lima Veiga, eleito titular, e Sônia Eliana Radin, eleita suplente, não puderam comparecer à cerimônia de posse.

DEMOCRATIZAÇÃO

Ao dar as boas-vindas, o Procurador de Justiça Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho saudou os novos Conselheiros e destacou a importância do momento. “Pela primeira vez no Estado coube a um Promotor de Justiça a honraria de ocupar o posto máximo do Ministério Público eleito pela classe. Vivemos a culminância do processo de democratização da Instituição, na esteira da regra do art. 128 § 3º da Constituição Federal”, apontou. Ainda sobre o tema, Mastrangelo afirmou tratar-se de um “passo irreversível que certamente irá aprimorar a Instituição”.

UNIDADE DO MP

Na sequência, Simone Mariano da Rocha falou em nome dos empossados e também cumprimentou os membros da nova Administração Superior do MP. “Tenho a confiança que, apesar das dificuldades administrativas e orçamentárias a serem enfrentadas em função da situação econômica do Estado, a nossa Instituição, chefiada por um Promotor de Justiça, levará a um bom termo sua gestão, ao lado da nova Administração, que mescla novas lideranças com a experiência de outros colegas”, considerou.

Simone Mariano da Rocha também salientou a unidade do Ministério Público: “Procuradores e Promotores de Justiça unidos pelos ideais da Instituição”. A Procuradora de Justiça manifestou, ainda, seu orgulho por integrar o CSMP e enumerou algumas das atribuições do colegiado. “Apreciaremos e discutiremos coletivamente a atividade funcional dos membros da Instituição, dentre tantos temas de relevância”, ponderou.

Por fim, o Procurador-Geral de Justiça enfatizou que o Conselho Superior é um dos organismos mais vivos e dinâmicos do MP, que trata de matérias relevantes da carreira dos membros da Instituição. Marcelo Dornelles ainda agradeceu aos conselheiros que se despediram da última composição e saudou os novos integrantes do CSMP.

PRESENÇAS

Prestigiaram a solenidade o Corregedor-Geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi; os Subprocuradores-Gerais, Paulo Emilio Jenisch Barbosa e Fabiano Dallazen; o Secretário-Geral do MP, Benhur Biancon Junior; a Chefe de Gabinete do PGJ, Karin Genz; a Promotora-Assessora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Martha Weiss Jung; o Presidente da AMP, Sérgio Harris; o Presidente da Fundação Escola Superior do MP, David Medina da Silva; além Procuradores, Promotores de Justiça, servidores e familiares.