Formada turma de educadores do projeto Resgate de Valores no Morro da Cruz

Formada turma de educadores do projeto Resgate de Valores no Morro da Cruz

celio

Ocorreu nesta quinta-feira, 25, a formatura da primeira turma de educadores capacitados pelo projeto “Resgate de Valores: uma necessidade premente”, realizado através de uma parceria ente a Secretaria Municipal da Educação e Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), com apoio do MP. A atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz, zona Leste de Porto Alegre.

A ação está inserida no escopo da campanha do MP “O que você tem a ver com a corrupção?” e é implantada por integrantes da entidade parceira Planeta Cooperação. Trata-se de um projeto piloto formador de educadores que sejam multiplicadores dos temas tratados pela campanha, especialmente a estruturação de valores éticos republicanos na primeira infância. A intenção é que os professores do Ensino Fundamental atuem junto às crianças para o fomento da cidadania ativa, fiscalizadora e intolerante aos atos de corrupção.

O projeto, basicamente, disponibiliza ferramentas metodológicas para a difusão de dinâmicas pedagógicas a serem utilizadas no trato de temas que, direta ou transversalmente, tocam em valores como ética, solidariedade, honestidade e lealdade nas relações humanas, independente da modificação ou adição de conteúdos nas grades curriculares tradicionais. No escopo estão também temas como bullying e mediação da violência na escola.

O Coordenador estadual da campanha de combate à corrupção, Promotor de Justiça Cesar Faccioli, entregou certificado aos educadores e lembrou que "os formandos tem uma nova e relevante missão republicana que é a de construtores de cidadãos eticamente mais comprometidos e que se tornarão, no futuro, agentes de modificação cultural e de transformação social”. “Plantamos aqui ricas sementes que, acredita o MP, transformarão, em médio e longo prazo, nosso árido solo moral em um terreno fértil de cidadania e respeito aos direitos fundamentais", concluiu.