memorial

Notícias

Versão para impressão    Voltar

23/12/2009 - Clipping Cultural

Mercado Público de Itaqui é patrimônio do Estado


Iphae tombou o prédio centenário da rua Osvaldo Aranha

O Mercado Público de Itaqui foi oficializado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. O ato de tombamento, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), contou com a presença do prefeito Gil Marques e da secretária estadual da Cultura, Mônica Leal. A obra foi projetada pelo arquiteto itaquiense Paschoal Minoggio, sendo um dos poucos trabalhos desse tipo no Estado e um dos principais referenciais urbanos do município e do Rio Grande do Sul. As armações de ferro foram todas importadas da Europa, conta o historiador Márcio Barros. Ele destaca que o mercado tinha um comércio muito forte de erva-mate, produto responsável pela emancipação de Itaqui, na Fronteira-Oeste.

O prefeito lembrou que o mercado completou no último dia 7 de setembro cem anos. Destacou que o local representa uma época de pujança comercial, no início do século passado, quando havia um intercâmbio comercial e cultural muito rico entre o Brasil e a Argentina. ''Documentar essa época é respeitar a história dessa região e desse município'', salientou Marques. A secretária da Cultura afirmou que essa é mais uma iniciativa comprometida com a memória do Estado. ''É um resgate histórico, além de ser um ato que preserva nossa cultura para as futuras gerações'', destacou Mônica.

Para que seja iniciada a restauração do Mercado Público de Itaqui, o município está aguardando a aprovação do projeto em âmbito estadual e nacional. O prédio está localizado na rua Osvaldo Aranha, 1126, próximo ao rio Uruguai.

Fonte: Correio do Povo - 23/12/2009


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100