gaeco

Notícias

Versão para impressão    Voltar

11/01/2017 - Execuções Criminais

Chefe do MP aborda com secretário de Segurança a situação prisional no RS e rebeliões no norte do país


Fotos/PG Alves
A reunião com o secretário de Segurança do RS...

Em reunião nesta terça-feira, 10, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, abordou com o secretário de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, os graves problemas da situação prisional no Rio Grande do Sul e as rebeliões que aconteceram na região norte do Brasil. Diversos membros do MP participaram do encontro que ocorreu na sala de reuniões do PGJ.

Em sua manifestação Dornelles alertou para a possibilidade de conflitos em prisões no Estado e mencionou, por exemplo, a rebelião ocorrida no início deste ano na Penitenciária Modulada de Charqueadas, que resultou na morte de um preso. O Chefe do MP ainda relatou alguns dos riscos da federalização do sistema penitenciário gaúcho. Recentemente, a Procuradoria-Geral da República informou ter aberto processos para investigar a situação dos sistemas penitenciários do Rio Grande do Sul e de mais três estados. Dependendo da avaliação, a PGR poderá até pedir uma intervenção federal nos estados.

Também foi tratada na reunião as dificuldades envolvendo o tratamento de esgoto do Complexo Prisional de Canoas e a instalação de sistemas de bloqueadores de celulares nos presídios.

Participaram do encontro o corregedor-geral do MP, Ivan Melgaré; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro; o secretário-executivo e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Capital, Flávio Duarte; o coordenador do Núcleo de Inteligência do MP (Nimp), Diego Rosito de Vilas; o procurador de Justiça Gilmar Bortolotto; os promotores de Justiça de Execução Criminal de Porto Alegre Luciano Pretto e Débora Balzan; e o promotor-corregedor José Eduardo Corsini.

...ocorrida nesta terça-feira na...
...sala de reuniões do PGJ

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00