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24/02/2006 - Atendimento ao consumidor

Aneel e Anatel vão simplificar número de telefone de atendimento


23 de Fevereiro de 2006


O telefone da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para atendimento aos consumidores de energia elétrica vai mudar no fim de março.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários, a agência decidiu mudar o número da sua central de atendimento de 0800 727 2010 para o código 144, tornando-se a primeira agência reguladora a atender os clientes por meio de um código de três dígitos, destinados normalmente a serviços de utilidade pública.

A mudança foi autorizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), agência responsável pelas regulamentos de numeração dos serviços de telefonia.

Durante os primeiros dias de funcionamento do novo número, as ligações destinadas 0800 serão atendidas por uma gravação, que informará o novo código de acesso.

De acordo com a Aneel, as ligações para a central de atendimento do órgão regulador para esclarecimentos e reclamações sobre a prestação dos serviços de energia elétrica, continuarão gratuitas.

A central de atendimento telefônico da Aneel recebe em média 80 mil chamadas por mês, e registra as ligações de mais de 900 mil consumidores por ano.

De acordo com a Anatel, existem hoje 42 códigos de utilidade pública. Entre eles estão Disque Denúncia (181), Polícia Militar (190) e Vigilância Sanitária (150).

Anatel
A exemplo da Aneel, a Anatel também se prepara para mudar o número de acesso à sua central de atendimento para um código de três dígitos.

Hoje, pelo call center da agência, que atende pelo número 0800 33 2001, são recebidas cerca de 300 mil ligações por mês, ou 3,6 milhões por ano.

O número ainda está sendo escolhido pela agência, mas deverá ser de fácil memorização, possivelmente o código 123, para que a mudança possa ser implementada e absorvida pelos consumidores rapidamente.

O atual número da central de atendimento foi escolhido como uma referência ao plano de metas elaborado com a privatização do setor, já que a previsão da agência era atingir um total de 33 milhões de telefones fixos no país ao final de 2001 .

Fonte ANEEL e ANATEL


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