Clipping

11/05/2009 - Eventos

Municípios de Ivoti e São José do Hortêncio beneficiados com o Projeto Alquimia.

Por Assessoria de Relacionamento do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - 11/05/2009
Subprocurador salientou o dever do MP na área social

Na última sexta-feira, 8, diante da parceria firmada entre o Ministério Público, através da Força-Tarefa Bingo, e a entidade Desafio Jovem Gideões, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, participou da inauguração do núcleo extra-classe de São José do Hortêncio, e, em Ivoti, da unidade de Ressocialização Masculina destinada aos beneficiários de programa de recuperação de drogadictos. No local, também efetuou a entrega do veículo Fiat Uno Mille Flex, ano 2007, proveniente de transação penal realizada no Juizado Especial Criminal da Comarca de Porto Alegre. Acompanhou a solenidade o Promotor Gerson Daiello, que juntamente com o Promotor Fábio Costa Pereira, idealizou o “Projeto Alquimia”.

Em decorrência do trabalho desempenhado pela Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões na prevenção e recuperação ao uso de drogas ilícitas, contra o alcoolismo e na busca pela reinserção na sociedade de jovens e adultos que passaram por suas unidades de tratamento, o Ministério Público, mediante o Projeto Alquimia, destina máquinas “caça-níqueis” e valores transacionado nos Juizados Especiais Criminais à entidade. No local, os participantes do programa de recuperação à drogadição confeccionam artesanatos, móveis e minimóveis utilizando matéria-prima proveniente de “caça-níqueis”. Durante a recuperação é utilizada a técnica da laborterapia, na qual os equipamentos que eram utilizados na contravenção penal são transformados no mobiliário que agora integra o local de atendimento às crianças do núcleo extra-classe.

Cumprimentando a todos pelo trabalho realizado, Ziomkowski salientou que é dever do Ministério Público ajudar e participar de ações na área social. “Se todas as organizações sociais, movimento que mais cresce no mundo, se unirem, juntamente com a comunidade civil organizada e o Ministério Público, vamos atacar uma série de problemas juntos, vencendo-os”. E finalizou dizendo: “se forte são os que se unem para a pratica do mal, certamente invencíveis são aqueles que se unem para combater o mal”.

Assessoria de Relacionamento
relacionamento@mp.rs.gov.br
(51) 3295-1807

Ziomkowski e Daiello descerram a fita
Crianças beneficiadas com o Núcleo em São José do Hortêncio
Berços fabricados com a madeira das máquinas "caça-níqueis"
Playground montado com material apreendido
Pavilhão em Ivoti armazena as máquinas que serão transformadas
Artesanato criado a partir do material apreendido

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820



Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100